<< Voltar pra Home

Internacional



A onda grisalha

4 de outubro de 2016
 - 
18:22
 - 
Bruno Marcon

O mundo está iniciando uma nova etapa, a da “onda grisalha”. A população acima de 60 anos forma o grupo etário que mais cresce no planeta. Dos atuais 900 milhões de “velhinhos” passaremos a ter, em 2030, cerca de 1,4 milhão, portanto um acréscimo de 16%. Mas, tratá-los como velhos pode ser a receita certa para o fracasso.


Só mais recentemente o varejo começou a se preocupar e se ocupar com eles. Estudo conduzido pela Mckinsey Global Institute aponta que um dos poucos motores do crescimento da atual e empacada economia mundial é este grupo etário que vem ganhando cada vez mais importância para o varejo mundial. Eles estão com a corda toda.


Outros estudos indicam que na terceira idade as pessoas se interessam mais em adquirir experiências agradáveis com viagens, estudos, convívios enriquecedores, bom local para compras entre outros, ao invés de ter posses materiais.

Estudando e conhecendo melhor este segmento consumidor, as empresas começam a mudar seus produtos e serviços para adaptá-los ao que buscam e querem, tais como:


– Celulares com tela e teclas maiores.
– Aulas gratuitas para que conheçam todos os aplicativos.
– Fraldas geriátricas que se parecem com roupas de baixo.
– Redução da altura das gôndolas nos supermercados.
– Uso de carpetes antiderrapantes em algumas áreas da loja.
– Ter sempre um check-out exclusivo para idosos.
– Etiquetas de preço nas prateleiras com letras e números maiores.
– Embalagens menores e com menos produto.
– Linha de produtos saudáveis e adequados à terceira ou melhor idade.

Estas são as mudanças que já estão acontecendo nesse primeiro estágio dessa revolução. Este grupo formará o maior e mais abastado contingente de aposentados da história e com tempo disponível para circular pelas lojas e comprar.
Comece já a se ocupar e aprender como cuidar melhor de seus “velhinhos” que em 2030 chegarão a representar quase 17% da população mundial.

Adaptado da revista The Economist (1/10/2016)


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…