Home SeçõesInternacional A onda grisalha

A onda grisalha

De Administrador SH
0 Comentário

O mundo está iniciando uma nova etapa, a da “onda grisalha”. A população acima de 60 anos forma o grupo etário que mais cresce no planeta. Dos atuais 900 milhões de “velhinhos” passaremos a ter, em 2030, cerca de 1,4 milhão, portanto um acréscimo de 16%. Mas, tratá-los como velhos pode ser a receita certa para o fracasso.


Só mais recentemente o varejo começou a se preocupar e se ocupar com eles. Estudo conduzido pela Mckinsey Global Institute aponta que um dos poucos motores do crescimento da atual e empacada economia mundial é este grupo etário que vem ganhando cada vez mais importância para o varejo mundial. Eles estão com a corda toda.


Outros estudos indicam que na terceira idade as pessoas se interessam mais em adquirir experiências agradáveis com viagens, estudos, convívios enriquecedores, bom local para compras entre outros, ao invés de ter posses materiais.

Estudando e conhecendo melhor este segmento consumidor, as empresas começam a mudar seus produtos e serviços para adaptá-los ao que buscam e querem, tais como:


– Celulares com tela e teclas maiores.
– Aulas gratuitas para que conheçam todos os aplicativos.
– Fraldas geriátricas que se parecem com roupas de baixo.
– Redução da altura das gôndolas nos supermercados.
– Uso de carpetes antiderrapantes em algumas áreas da loja.
– Ter sempre um check-out exclusivo para idosos.
– Etiquetas de preço nas prateleiras com letras e números maiores.
– Embalagens menores e com menos produto.
– Linha de produtos saudáveis e adequados à terceira ou melhor idade.

Estas são as mudanças que já estão acontecendo nesse primeiro estágio dessa revolução. Este grupo formará o maior e mais abastado contingente de aposentados da história e com tempo disponível para circular pelas lojas e comprar.
Comece já a se ocupar e aprender como cuidar melhor de seus “velhinhos” que em 2030 chegarão a representar quase 17% da população mundial.

Adaptado da revista The Economist (1/10/2016)


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada