Home SeçõesNegócios Sete tendências que vão impactar os supermercados em 2025

Sete tendências que vão impactar os supermercados em 2025

Relatório “Retail Trends to Watch 2025” mostra as tecnologias que podem transformar o ambiente de negócios neste ano

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

O ano de 2024 foi desafiador para o varejo – como, por sinal, tem sido a regra. No mercado global, a inflação vem em um novo patamar desde a pandemia, uma vez que tensões políticas causam incertezas e dificultam a acomodação dos preços. Em toda parte, do Brasil à China, os consumidores estão mais cautelosos em seus gastos, tentando maximizar seu orçamento ao buscar formatos como o atacarejo.

Esse cenário também predomina nos supermercados americanos. Segundo o relatório “Retail Trends to Watch 2025”, elaborado pela Placer.ai, boa parte dos consumidores tem buscado marcas mais baratas e cortado gastos supérfluos. O preço, porém, não é o único fator de mudança de comportamentos: a busca por saúde e bem-estar tem impulsionado de academias a restaurantes naturais (incluindo a área de hortifruti e o foodservice dentro dos supermercados).

Para a Placer.ai, 7 temas dominarão o desenvolvimento do varejo neste ano:

1. Formatos de desconto podem ter chegado ao teto
Lojas de desconto e dollar stores foram alguns dos maiores beneficiados pelo ambiente econômico turbulento do mercado americano nos últimos anos, mas a desaceleração do fluxo de clientes sugere que esses modelos de negócios podem já estar precisando de uma revitalização. Para a Placer.ai, existe uma oportunidade para que redes de descontos repensem suas ofertas e serviços.

2. Valor aliado à inovação
Ainda na temática dos formatos voltados a valor, os consumidores querem esticar seus orçamentos sem abrir mão da qualidade – o que continua trazendo oportunidades para produtos de marca própria e experiências interessantes de baixo custo. Varejistas que conseguem aliar experiência e bons preços, como a Trader Joe’s, se colocam em vantagem em relação à concorrência.

3. Conveniência é menos decisiva
Um ditado no varejo americano diz que “a conveniência manda” (convenience is king), mas, considerando os dados mais recentes de consumo, a Placer.ai acredita que em 2025 será preciso rever esse mantra. Os consumidores têm de fato feito percursos mais curtos para os supermercados, mas têm ido mais longe para frequentar suas lojas especializadas preferidas e visitado vários pontos e canais de vendas para conseguir o que desejam – mostrando que eles podem percorrer milhas extras para encontrar o que buscam ao preço que podem pagar.

4. Refeições robotizadas
Especialmente no foodservice, a conveniência continuará tendo importância – o que leva os restaurantes a usar mais tecnologias para acelerar o atendimento e entregar experiências que os clientes valorizem. Seja o uso de telas touch screen para fazer pedidos ou o uso de robôs na retaguarda para preparar alimentos, restaurantes automatizados vêm em expansão. Redes como Chipotle e McDonald’s, por sinal, têm usado a robótica como um ponto extra para atrair clientes. Uma lição que pode ser aproveitada pelos supermercados.

5. Polarização de formatos de loja
As lojas físicas estão ficando menores – mas também estão se tornando gigantes. Ao mesmo tempo em que, em alguns segmentos, a valorização da conveniência se tangibiliza por meio de lojas pequenas e próximas aos clientes, em outros mercados o one stop shop, com lojas enormes que oferecem de tudo, continua fazendo muito sentido. Um exemplo é a rede supermercadista Hy-Vee, que aumentou a área de suas lojas mais novas para conquistar um maior wallet share.

6. Marca continua sendo muito importante
Depois de anos de experimentação de novas marcas criadas no ambiente digital, os consumidores deverão, em 2025, valorizar mais as marcas com muita história. Esse movimento tem sido percebido especialmente no vestuário, com empresas como Gap, Abercrombie & Fitch e Anthropologie voltando a ganhar valor e conquistar clientes. Esse “retorno ao passado”, porém, precisa estar apoiado em dados para gerar soluções que façam sentido para os clientes e atender suas necessidades de consumo.

7. De olho nos Millennials
Marcas como Sam’s Club e Taco Bell têm feito um esforço consistente para atrair o público Millennial a partir de experiências de consumo orientadas a valor e convenientes. Fugindo do discurso focado na Geração Z, empresas em diversos segmentos perceberam que jovens adultos, ao evoluir em suas necessidades de consumo, têm ficado desatendidos – e essa é uma oportunidade para conquistar mais público.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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