Por Renato Müller
A rede de lojas de conveniência 7-Eleven acredita que seu futuro é ser mais foodservice. A empresa pretende fechar o ano com 115 novas unidades de grande formato, que oferecem aos clientes mais opções em refeições prontas e preparadas no local.
O modelo de lojas “new standard” vem sendo desenvolvido a partir das descobertas obtidas em lojas-conceito abertas no mercado americano nos últimos anos. Esses pontos de venda, com mais área para mesas e um sortimento ampliado de refeições, tem tido vendas 13% superiores à das unidades convencionais, justificando o maior investimento nesse formato.
A empresa está tão confiante nesse novo posicionamento que acredita que suas vendas em mesmas lojas terão um aumento de 30% nos próximos 4 anos, com a reformulação de grande parte de sua rede para esse conceito. Com mais consumidores buscando opções econômicas que não se restrinjam a fast-food, a 7-Eleven enxerga uma oportunidade para oferecer refeições prontas para consumo imediato.
Segundo um estudo realizado pela Earnest Analytics, 44% dos consumidores compram refeições em lojas de conveniência por conta do preço e da relação custo/benefício. Outros fatores importantes na decisão de compra são qualidade (42%), frescor (40%), sabor (32%) e conveniência (31%).
Atualmente, lojas de conveniência que oferecem alimentos frescos e refeições mais elaboradas respondem por 58% das vendas do setor no mercado americano, contra 48% há apenas 5 anos, segundo a Earnest Analytics. Assim, a corrida para reformular os pontos de venda e desenvolver novos conceitos vem se tornando uma questão estratégica para garantir o futuro dos negócios.
Por enquanto, o maior foco das redes está na reformulação das lojas, uma vez que a área média dos pontos de venda subiu apenas 1,8% nos últimos dois anos. As vendas de alimentos preparados saltaram 12,2% em 2023, segundo a associação setorial NACS, contribuindo para um aumento de 3,7% na cesta média de compras dos consumidores.