<< Voltar pra Home

Internacional



5 tendências de consumo para 2022 e além

25 de julho de 2022
 - 
03:04
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “5 tendências de consumo para 2022 e além”

Estudo da Kantar indica padrões de comportamento dos clientes no pós-pandemia e indica os caminhos para a evolução das vendas

*Por Renato Muller

O comportamento dos consumidores teve grandes transformações nos últimos dois anos. A digitalização da jornada de consumo, o impacto dos problemas globais da cadeia de distribuição e o aumento da inflação estão mudando padrões de compra e reforçando a procura por uma melhor relação custo/benefício.

De acordo com um estudo da Kantar Retail, existem 5 grandes tendências de consumo impactando o comportamento dos clientes ao longo deste ano – tendências que continuarão relevantes em 2023 e além:

  1. Inflação sobe, aumenta importância dos supermercados

A inflação tem reduzido consideravelmente o poder de compra dos consumidores – em todo o mundo. Com isso, os consumidores têm aumentado os gastos com alimentos, elevando a participação dos itens de consumo (FMCG) para 37% na média global (41% no caso de famílias com crianças). Em países nos quais a inflação e o desemprego ficam abaixo da média, a situação fica um pouco mais favorável aos consumidores.

  1. O food service ainda não se recuperou

O consumo fora do lar ainda está 15% abaixo dos níveis pré-pandemia, enquanto o consumo em casa está 25% mais alto. Até agora, o relaxamento das medidas de isolamento social não foi suficiente para levar os consumidores para seus hábitos anteriores, seja por uma preocupação ainda existente com a saúde, seja pelo trabalho em home office, que diminui o consumo fora de casa.

  1. Todo contato é importante

Os consumidores estão indo às lojas com frequência menor e utilizando mais canais de relacionamento com o varejo do que em 2019. Com isso, o omnichannel passa a ser ainda mais importante: na América Latina, por exemplo, 80% do crescimento das vendas de FMCG vem de clientes que utilizam mais de 8 canais de relacionamento com o varejo. As ações de marketing, promoção e vendas são cada vez mais fragmentadas.

  1. Desconto e praticidade

Os formatos focados em valor, como o atacarejo, continuam liderando o crescimento das vendas, ao lado de formatos baseados em conveniência (como as lojas de vizinhança). Enquanto os primeiros contribuíram com mais de 50% da expansão das vendas do setor de supermercados nos últimos 12 meses, as lojas de vizinhança / conveniência oferecem uma contribuição 4 vezes maior que seu tamanho, principalmente devido ao aumento do número de visitas a essas lojas.

  1. Desaceleração do varejo online

Globalmente, as vendas do e-commerce continuam em expansão, mas vêm desacelerando. O número de domicílios comprando online se estabilizou em 24% dos consumidores, 9 vezes mais que em 2019. A frequência de compras, porém, cresceu apenas 13% nesse mesmo período. O relacionamento com os early adopters do varejo online de supermercados evoluiu e, para a Kantar, a chave para continuar a crescer no e-commerce é oferecer melhores experiências para os clientes mais acostumados com o varejo digital.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Paganini amplia portfólio com novas massas

Produzidas, conforme a autêntica tradição italiana, entre os lançamentos, o Nhoque de Batata é um dos grandes destaques A Casa…
Image

#AjudaSul: setor supermercadista segue contribuindo em prol do RS

Empresas de todo o País continuam apoiando o povo do sul; você empresário, participe também dessa grande ação, faça a…
Image

Neugebauer lança embalagem em apoio ao Instituto Floresta

Novidades trazem QRCode que leva para doações ao projeto, que vem promovendo diversas ações para reconstrução do Estado A Neugebauer,…
Image

CEO do Grupo Carrefour Brasil fala sobre as chuvas no Rio Grande do Sul

Stéphane Maquaire comentou sobre congelamento de preços em virtude da tragédia no RS e o processo de integração das novas…