Por Renato Müller
A ideia de atender clientes a partir de um robô faz parte do imaginário do varejo há um bom tempo – e o Walmart avançou mais um passo nessa direção. Em Peachtree City, no estado americano da Geórgia, um supercenter da rede conta com um restaurante em parceria com a Richtech Robotics. Aberta na semana passada, a operação de foodservice, sob a bandeira One Kitchen, é a primeira a apresentar o robô Scorpion, que usa Inteligência Artificial para interagir com os clientes e preparer bebidas com precisão.
O equipamento serve uma linha de cafés e chás para os clientes, empregando soluções de Inteligência Artificial para interagir com os clientes, monitorar o ambiente e se adaptar a mudanças, além de fazer a preparação das bebidas. A operação da One Kitchen está a cargo da AlphaMax, uma subsidiária da Richtech focada em usar robôs, IA e computação em nuvem para levar mais eficiência aos restaurantes.
Nos Estados Unidos e Canadá, a One Kitchen pretende abrir 240 restaurantes nos próximos anos, sempre com várias marcas nacionais, um único operador, inovações tecnológicas na frente de caixa e na retaguarda, e operações de delivery e take away. “O interesse em robôs impulsionados por IA está crescendo rapidamente no foodservice, pela necessidade de aumentar a eficiência operacional e gerar experiências relevantes para os clientes”, afirma Matt Casella, president da Richtech Robotics.