Por Renato Müller
O Walmart desenvolveu uma ferramenta propria de IA Generativa para ajudar seus times de compras a atuar de forma mais produtiva e eficiente. O Wally é um Sistema construído sobre dados proprietários para automatizar diversas atividades que, até agora, tomavam bastante tempo das equipes, como a análise de dados para a geração de insights, o diagnóstico de que produtos estão tendo desempenho acima ou abaixo das expectativas, realização de atividades operacionais e de cálculos preditivos complexos.
O sistema foi pensado para ser usado por pessoas sem treinamento técnico. Na Plataforma, o time de compras pode fazer perguntas em linguagem natural, recebendo respostas em questão de segundos. O Wally também remove o atrito da produção manual de relatórios, permitindo que a equipe tenha mais tempo para atuar com mais precisão e eficiência.
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Para treinar os modelos de IA que equipam o Wally, o Walmart construiu uma camada semântica que permite à ferramenta lidar com grandes quantidades de dados de produtos de forma eficiente. Segundo a varejista, a resposta das equipes ao Wally tem sido “incrivelmente positiva”, o que estimula a empresa a continuar melhorando a ferramenta a partir do feedback dos profissionais.
A meta da empresa é permitir que o Wally atue de forma autônoma em nome dos profissionais de compras, executando ações táticas de forma controlada e que estejam alinhadas à estratégia de negócios estabelecida pela companhia. Esse é mais um passo do Walmart no que ele chama de “varejo adaptativo”: a entrega de experiências personalizadas que entregam para os clients exatamente o que eles querem, da forma como querem.