No começo do ano, pelos corredores dos supermercados, é comum encontrar carrinhos com a presença de itens diferentes do habitual. Cadernos, lápis de colorir, colas e canetas passam a compor parte da lista de compras do mês de muitas famílias, especialmente aquelas compostas por filhos em idade escolar. Entre os atributos, que têm feito o varejo alimentar se destacar no volta às aulas, estão conveniência e preço atrativo. Diante disso, as redes Confiança e Pereira já sentem os efeitos do fortalecimento do setor como canal de compra desses produtos e apostam na sazonalidade.
Segundo informações do Grupo Pereira, com base em pesquisa realizada por uma empresa de inteligência de dados para o varejo e a indústria, nos últimos anos, houve aumento na venda de materiais escolares nos supermercados e atacarejos em 19,1%. Entre os produtos que mais se destacaram em termos de crescimento no faturamento estão cadernos (+46,1%), folhas sulfite (+39,2%) e cola (+38,6%).
Os itens de voltas às aulas representam um aumento no volume de vendas de 34% acima da média no Confiança Supermercados. Segundo a companhia, o investimento contínuo das indústrias em lançamentos, preços e materiais de exposições facilita atrair o consumidor, que já está dentro das lojas.
A coordenadora de inteligência de mercado da rede Confiança, Fabíola Luminatti, explica que o cliente sempre busca por novidades e praticidade neste momento. “Identificamos que esse consumidor procura novas capas de cadernos, canetas, lápis diferenciados, entre outros produtos. E não deixa de comprar itens que são vendidos o ano todo, como papel sulfite, colas e fitas adesivas”, diz.
De olho nessa sazonalidade, a rede prepara ações com antecedência para impulsionar as vendas da cesta. “Esse trabalho começa em outubro. Fazemos um alinhamento com as indústrias do segmento para escolher o melhor mix e garantir os lançamentos para atender nossos clientes. Tudo isso para que em janeiro as lojas já estejam abastecidas”, afirma Fabíola. Além disso, são realizadas ações com equipes de promotores e exposições diferenciadas, aumentando o espaço dos produtos que mais vendem nesse período para facilitar o tráfego do consumidor no ponto de venda.
As ofertas ganham ações de marketing, como tabloide específico “Volta às aulas”, não só com ofertas de papelaria, mas com mix de produtos que compõem a lancheira das crianças, por exemplo, sucos e biscoitos em versão “mini”. Também são produzidos conteúdos especiais para redes sociais do supermercado.
No caso do Grupo Pereira, alguns itens de material escolar ficam disponíveis no Fort Atacadista e nos Supermercados Comper ao longo do ano. Porém, durante o período de “volta às aulas”, o movimento se intensifica. O preço atrativo é um dos trunfos para atrair a clientela ao lado da comodidade.
A aposentada Renilda Sandim de Oliveira Taveira comprou alguns produtos em papelarias convencionais e buscou outros, como caderno, caneta e papel sulfite no supermercado. “Aproveitei que fui fazer as compras de casa no Fort Atacadista do Norte Sul e adquiri esses produtos, que estavam com um bom preço”, afirmou. Lívia, neta de Renilda, vai para o sexto ano, e as aulas retornam no dia 6 de fevereiro. A empresa destaca que, nas lojas do Grupo Pereira, é possível comprar material escolar e ainda parcelar o pagamento em 10 vezes sem juros pelo Vuon Card.