A vinícola Concha y Toro anuncia uma iniciativa inovadora que promete revolucionar a experiência de compra de vinhos no Brasil. Por meio de um projeto pioneiro de gerenciamento por categoria (GC), a empresa está realizando mudanças significativas que beneficiam tanto consumidores quanto supermercadistas.
“Pesquisas revelam que o sortimento de vinhos e a forma de exposição nas prateleiras podem frustrar a experiência de compra. Segundo estudos, 58% dos rótulos sequer recebem atenção do consumidor, e a vastidão de opções pode gerar sobrecarga. Muitos clientes dedicam até oito minutos à escolha, sem informações concretas para auxiliar na decisão. O sommelier digital e o gerenciamento da categoria buscam solucionar o problema”, afirma o Country Manager da Concha y Toro no Brasil, Pietro Capuzzi.
Com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra, a nova estratégia de exposição consiste em um sistema de organização mais intuitivo considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de displays informativos com linguagem de fácil compreensão. Para complementar, a Concha y Toro apresenta o “sommelier digital”, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para oferecer uma experiência de compra personalizada. Por meio de um “quiz interativo”, o sommelier digital coleta informações sobre o perfil do consumidor, como preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições, e indica o vinho ideal para cada cliente.
A iniciativa já está presente na loja do Grupo Carrefour Brasil do Butantã, capital paulista, onde é possível vivenciar a experiência completa – desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do vinho com o auxílio do “sommelier digital” – proporcionando uma compra agradável e eficiente. A loja também disponibiliza vinhos brancos e rosés climatizados, na temperatura perfeita para consumo. “Este Carrefour é a nossa vitrine para o projeto de gerenciamento por categoria. Também já iniciamos um trabalho conjunto com a rede Condor, em Curitiba (PR), e o objetivo é expandir o projeto para cinco novas lojas em diferentes regiões do país até o fim do ano”.
Os resultados iniciais são animadores e comprovam que o bom gerenciamento de categoria não só favorece o setor de vinhos como também eleva o conhecimento e a apreciação pelos consumidores. Em junho, os vinhos da Concha y Toro no Carrefour Butantã registraram um incremento de 35% em relação ao mês anterior à implementação do projeto. Na rede Condor, por exemplo, uma loja com o novo layout obteve um aumento de 25% nas vendas de vinhos em um mês, enquanto uma loja similar, ainda sem as alterações, mostrou um crescimento de apenas 3%.
Capuzzi destaca que a falta de conhecimento do consumidor e o layout desafiador das gôndolas de vinho afetam significativamente as decisões de compra. Cerca de 54% dos compradores escolhem sempre o mesmo produto, enquanto 28% acreditam erroneamente que uvas como Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon são marcas de vinho. Muitos limitam seu repertório a termos básicos como “forte/encorpado” ou “leve/fresco”, desconhecendo detalhes mais específicos sobre as características dos vinhos. A segmentação da categoria, por sua vez, tende a ser superficial, focando principalmente na origem do vinho (a Argentina, o Brasil, o Chile, a França, a Itália, Portugal, a Austrália) e nas marcas mais conhecidas.
Há anos a Concha y Toro tem investido pesado na educação dos shoppers e na simplificação da experiência de compra para superar as barreiras atuais. O gerenciamento por categoria surge como um processo colaborativo entre indústria e varejo, fundamentado em pesquisas e análises de dados para entender a dinâmica de compra dos consumidores e desenvolver soluções.
“O novo layout das gôndolas, em sinergia com a assistência do ‘sommelier digital’, empoderará os consumidores para explorarem um universo mais amplo de vinhos com total confiança. Essa iniciativa beneficia não apenas a Concha y Toro, mas todo o segmento, impulsionando os players e concorrentes”, comenta o executivo com entusiasmo.
Para os donos de supermercados e varejistas a mensagem de Capuzzi é clara: um gerenciamento por categoria bem-executado é a chave para o sucesso nas vendas de vinhos. “A mudança na forma de exposição do produto nas gôndolas é uma virada de chave que promete trazer grandes resultados. Juntos, vamos gerar um impacto transformador no varejo de vinhos”, conclui Capuzzi.