A deflação registrada no preço de itens teve impacto de -1,7% se considerarmos as “mesmas lojas”; faturamento no trimestre foi de R$ 17,6 bilhões
O Assaí Atacadista registrou um aumento de 20,3% em vendas no 2º trimestre de 2023, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. No total, a rede atacadista obteve uma receita líquida trimestral de R$ 16 bilhões, um incremento de R$ 2,7 bilhões. Comparado ao 2º trimestre de 2021, o crescimento é de 59,7%. Além do crescimento em vendas, a Companhia também apresentou ganhos significativos de market share e atingiu sua máxima histórica de participação do mercado. Os resultados foram divulgados na quarta-feira, 26.
O desempenho no período é sustentado pela forte contribuição da expansão histórica do Assaí no último ano. Nos últimos 12 meses, foram abertas 60 lojas que têm se destacado em performance de vendas. A localização privilegiada das unidades convertidas dos pontos adquiridos de hipermercados, em regiões altamente conhecidas pelo público, possibilita que essas unidades (com, em média, 8 meses de operação), alcancem faturamento mensal superior à média das lojas em operação com mais de 12 meses. No semestre, a receita líquida totalizou R$ 31,1 bilhões (+25,7% vs. 1º semestre de 2022), com avanço também de vendas ‘mesmas lojas’, alta de +2,3%, mesmo diante de forte base de comparação.
Avanços em iniciativas ESG
O Assaí também contou com fortes resultados em suas iniciativas de ESG no período. A rede registrou queda de 5,5% nas emissões de escopos 1(1) e 2(2) em relação ao 2T22, em linha com a estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030 (ano-base 2015). Ainda, pelo segundo ano consecutivo, o Assaí é certificado como um excelente lugar para trabalhar no Brasil, segundo a GPTW (Great Place to Work), com crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao resultado do ano anterior.