Bandeira Atacadão fortalece sua contribuição no resultado do grupo. Vendas do atacarejo crescem pelo quarto trimestre seguido
As vendas consolidadas do grupo Carrefour Brasil atingiram R$ 19,5 bilhões no 2T21, crescimento de 10,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado (9,4% sem gasolina). Isso vem em cima de um crescimento de 15,4% no 2T20 (18,3% sem gasolina), acumulando 28% de crescimento em dois anos.
Esse desempenho ocorre em meio a um ambiente volátil devido à pandemia de COVID-19, que impactou o 2T21 com: restrições em nossas lojas que variaram em cada região do país; inflação alta, mas em desaceleração, de 15,3% (índice de inflação IPCA de alimentação em domicílio em 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE); e uma base comparável difícil contra o 2T20.
As vendas do grupo Carrefour cresceram 3,4% na comparação like-for-like (ex-gasolina), um desempenho satisfatório no ambiente atual, superando o forte crescimento de 14,9% no 2T20. Isso foi suportado pelo crescimento de 10,2% no Atacadão, registrando crescimento de dois dígitos pelo quarto trimestre consecutivo, que compensou a queda de -11,4% no LfL do Varejo, explicada principalmente pela forte base de comparação, já que o segmento de não alimentar cresceu 52,2% em base LfL no período (-24,5% no 2T21).
A estratégia de expansão da rede continuou e no 2T21 abrimos 19 lojas Atacadão (das quais 17 conversões Makro), 1 atacado de entrega e 1 loja de proximidade, que nos últimos 12 meses adicionaram mais 6,5% de crescimento. A rede total de lojas do Grupo Carrefour Brasil atingiu 753 lojas em junho de 2021.
O faturamento do Banco Carrefour atingiu R$ 11,8 bilhões, o que representa um notável aumento de 50,2% a/a, impulsionado tanto por cartões de crédito (Carrefour e Atacadão) quanto por outros produtos, principalmente concentrados em crédito pessoal. Isso reflete a importância do ecossistema para todos os nossos negócios.
As vendas brutas do Atacadão no 2T21 atingiram R$ 14,1 bilhões, impulsionadas pelo crescimento de 10,2% LfL – o quarto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos – e 9,5% de expansão, impulsionado pelo plano de expansão acelerado com a abertura de 19 lojas e 1 atacado de entrega no trimestre (incluindo 17 conversões da loja Makro, completando as conversões mais rápido do que o esperado).
Este forte crescimento foi alcançado num ambiente de desaceleração da inflação e restrições de movimento devido à pandemia da COVID19, demonstrando mais uma vez a força do modelo e a assertividade da decisão estratégica tomada no passado para melhorar a competitividade.
Em um período de 2 anos, o crescimento das vendas do Atacadão atingiu 35,9% (19,7% LfL), demonstrando a atratividade deste formato e a precisão da nossa estratégia comercial.
O plano de expansão está se acelerando e encerramos o segundo trimestre com 265 lojas (incluindo 31 atacados de entrega) após 20 inaugurações no período, incluindo as últimas 17 conversões de lojas do Makro. Conforme mencionado em Fato Relevante publicado em 24 de junho de 2021, os resultados iniciais das lojas convertidas foram extremamente satisfatórios e significativamente acima das estimativas iniciais.
A conversão e abertura ocorreram mais rápido que o esperado, em apenas 6 meses, e as vendas nos primeiros meses de operação indicam que a meta de maturação inicial será atingida até o final de 2021, o que nos levou a revisar nossas estimativas iniciais para cima. No release de resultados do 1T21, mencionamos que a aceleração da expansão deve resultar em uma contribuição para o crescimento da ordem de 10%-12% nos próximos trimestres; já no segundo trimestre essa contribuição aumentou para 9,5%.