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Uso de IA impulsiona relacionamento entre cliente e empresa

De Renata Ruiz
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Trazendo uma série de vantagens, o uso de IA melhora a experiência do cliente, otimiza processos, entre outros benefícios

Manter uma boa relação com o cliente é essencial para o negócio e há diversas tecnologias para auxiliar nisso, como é o caso da Inteligência Artificial (IA). Uma pesquisa realizada pela Zendesck Cx Trends 2023 mostrou que a experiência do cliente é tão importante quanto os produtos oferecidos para 80% dos consumidores, e a IA é uma aliada para alcançar a satisfação das pessoas. Com ela, é possível a personalização da interação, por meio da análise de informações do cliente.

Além disso, de acordo com dados da Opinion Box de 2023, 88% dos entrevistados têm o hábito de fazer compras online, sendo que as redes sociais ocupam um importante papel. Dessa forma, percebe-se que a jornada do cliente pode ser otimizada com a adoção e aprimoramento das tecnologias, por exemplo, os chatbots.

Utilizando machine language e a do Processamento de Linguagem Natural (PNL), os chatbots podem realizar uma conversa mais natural, fluída e quase humana. O Mapa Brasileiro de Bots apresentou que esse sistema tem crescido significantemente no país e que, até agosto de 2022, o Brasil contava com 58 mil chatbots ativos. A pesquisa também pontuou que os robôs de conversação chegam a trocar 4,5 bilhões de mensagens por mês.

É fato que a tecnologia facilita a interação com o consumidor, mas é necessário atentar-se à implementação dela, conhecendo o público-alvo e analisando qual é a melhor ferramenta que se enquadra à realidade. Para o brasileiro, o favoritismo fica com o WhatsApp, em que 81% afirmam que essa é uma ótima ferramenta para interação com marcas, como aponta a pesquisa da Infobip em 2022.

Para a empresa, utilizar esses recursos têm uma série de benefícios. Além de reduzir custos, devido à automatização de tarefas, e ajudar a manter os serviços padronizados, ela melhora a escalabilidade, uma vez que os chatbots lidam com um alto volume de conversas simultâneas sem perder o rendimento.

Já para o cliente, também existem vantagens: otimização dos processos; recomendações de produtos a partir de preferências pessoais; realizações de pagamentos; resposta de perguntas frequentes, rastreamento de pedidos e suporte pós-venda; agilidade; entre outras.

Vale ressaltar que para ter um bom resultado utilizando a IA, é fundamental compreender como o cliente se comporta. Para isso, é importante ter uma base de dados estruturada, com as informações organizadas.

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