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Unilever reduz mais de 10 mil t de plástico virgem nas embalagens

De Administrador SH
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Substituição por material reciclado e reciclável no portfólio gera avanços na agenda do plástico

A Unilever Brasil anunciou nesta terça-feira, Dia Mundial da Reciclagem, a inserção de mais de 10 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens dos produtos de quatro marcas da companhia muito conhecidas pelo público brasileiro: Seda e Dove (beleza e bem-estar), Comfort e Fofo (cuidados com a casa). Na categoria alimentos, com as linhas Meu Assado e Sopinhas, de Knorr, a grande novidade é o uso de material reciclável, o polipropileno monomaterial, o que amplia a reciclabilidade do flexível reciclado – algo ainda pouco desenvolvido mundialmente.

Com o volume anunciado, a empresa chega a quase 30 mil toneladas de plástico reciclado nas embalagens de suas marcas, o que contribui significativamente para o alcance das metas da empresa até 2025, registradas no Unilever Compass – o plano estratégico de negócios da companhia – no pilar “Um Mundo Livre de Resíduos”.

A Unilever reforça a importância do Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO), pois a data traz à tona a reflexão sobre a necessidade de se fazer o descarte correto dos materiais e itens que são consumidos pela sociedade e está em linha com a atuação da companhia nesta agenda. A Unilever é pioneira em utilizar resina plástica pós-consumo (PEAD) em larga escala, atribuindo valor ao plástico após seu consumo e combatendo diretamente a poluição plástica.

As mais de 10 mil toneladas de plástico virgem nas embalagens fazem com que as marcas Seda, Dove, Comfort e Fofo alcancem uma das principais metas globais da empresa, que é utilizar, no mínimo, 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

Com este incremento de plástico reciclado em seu portfólio, a Unilever Brasil dá mais um passo para atingir outra grande meta global, a de reduzir em 50% o uso de plástico virgem até 2025, uma redução absoluta de 100 mil toneladas em todo o mundo, ou o peso de mais de 8 mil ônibus de dois andares nos países em que opera.

“Sabemos do papel fundamental que temos na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem e impulsionar a economia circular do material. Este anúncio é um grande avanço dessa agenda, que recentemente ganhou reforços ao aderirmos ao Tratado Global do Plástico, aprovado na última Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5). Continuaremos na jornada de ampliar o uso sustentável do plástico, reduzindo o uso de plástico virgem e combatendo diretamente a poluição”, disse Suelma Rosa, head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever.

A cada ano, o portfólio avança no uso sustentável do plástico

A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico, substituindo o plástico virgem pelo reciclado, tem avançado a cada ano desde 2017 e influenciado a circularidade do material no país. No início deste ano, a companhia anunciou o alcance da marca Arisco que retirou cinco toneladas de plástico virgem das embalagens, possibilitado por inovações implantadas desde o ano anterior. A inovação também pautou o início dessa trajetória com a marca TRESemmé ao lançar, em 2018, as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Desde então, foram vários progressos como o alcançado na marca OMO com o produto OMO para diluir, que utiliza 72% menos plástico na comparação com OMO líquido. Outro exemplo é a marca Love, Beauty and Planet, cujos produtos possuem frascos de plástico 100% reciclados e recicláveis.

Nesse período, a Unilever também lançou a marca Sétima Geração, em 2019, que já nasceu com embalagens produzidas com plástico reciclado e plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar. Com portfólio composto por lava-roupa líquido, limpador multiuso, limpador para banheiro e detergente concentrado, os produtos de Sétima Geração são biodegradáveis, com fórmulas à base de matérias-primas vegetais e sem ativos petroquímicos.

A principal estratégia da Unilever em todos os segmentos de atuação e elemento essencial para atingir as metas traçadas no Unilever Compass, no pilar “Um Mundo Livre de Resíduos”, é usar outros materiais e a diretriz adotada pela companhia envolve três esferas: 1) Menos plástico, 2) Melhor plástico, 3) Nenhum plástico. Isto significa repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens, e novas experiências de compra para os consumidores.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 149 mil funcionários e alcançou € 50,7 bilhões em vendas no ano de 2020. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, dentre as quais estão Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe, e mais recentes como Love Beauty & Planet, Sétima Geração e The Vegetarian Butcher, são encontradas no mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 92 anos.

Nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como um modelo de negócio guiado por propósitos e pronto para o futuro consegue resultados melhores. Somos uma empresa historicamente progressista e responsável. Desde a época em que nosso fundador, William Lever, há mais de 100 anos, lançou a primeira marca com propósito do mundo, a Sunlight Soap, esse é o modo com que fazemos negócio. 

O “Unilever Compass” – nossa estratégia de negócio – foi criado para ajudar a companhia a entregar uma performance superior, impulsionar um crescimento responsável e sustentável, enquanto: 

– melhora a saúde do planeta;

– melhora a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; e

– contribui para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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