Home SeçõesInternacional Uma radiografia do grupo Dia%

Uma radiografia do grupo Dia%

De Administrador SH
0 Comente

Tudo começou em 1979 com a abertura de uma loja de desconto em Madri, Espanha. A proposta era de uma loja com preços realmente baixos e um mix de produtos enxuto e que privilegiasse marcas próprias ou exclusivas. Em 1990 já eram mais de 1.000 lojas em operação.


Entraram em Portugal em 1993 e cresceram com a compra da rede Minipreço, que foi desenvolvida, em Portugal, pelo Grupo Pão de Açúcar. Aconteceu uma integração do Grupo Dia com o Grupo Carrefour em 1999.


Chegaram à Argentina em 1999, no Brasil em 2001 e na China em 2003. Três anos depois começaram a desenvolver novos formatos de loja como Dia% Maxi e o Dia% Market. A busca sempre foi por lojas de proximidade que mais bem se adaptassem às necessidades dos consumidores.


Dentre as suas principais bandeiras em operação estão: Dia% Maxi, Fresh, Max Descuento Cash&Carry, La Plaza, Minipreço e Dia% Market.

E, finalmente, e talvez o mais importante, o Demonstrativo de Lucros e Perdas do ano passado (2015), que mostra um lucro líquido de 267,2 milhões de euros, 8,4% superior ao ano anterior.

Estas são suas marcas próprias ou exclusivas: Dia%, AS, Bonté, Basic Cosmetics, BabySmile, Junior Smile.

Fonte: D/A Retail (junho de 2015) e site Dia%

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada