Esta loja de última geração da rede Albertsons em Boise, Idaho, já em funcionamento, é uma vitrine e um grande aprendizado para a venda de perecíveis. Esta rede super-mercadista é a terceira maior dos Estados Unidos, com 2.320 lojas e vendas de mais de 60 bilhões de dólares.
Segundo o presidente da divisão, John Colgrave, “esta é a loja do wow” pois ao andar pelos seus corredores, você admirado vai falar várias vezes “wow”. (uaau!).
Nós também a chamamos de “loja de alimentação do paraíso”, com produtos como: “meal in a bag (refeição em embalagem), ready-to-cook (pronta para cozinhar), soluções de refeição, pratos exóticos como frog legs (pernas de sapo), e uma área de perecíveis absolutamente incrível.
Produtos artesanais são uma constante na enorme linha da loja. O que você mais vê são cartazes com “Made in Store” (fabricado na loja). Os cozinheiros estão cozinhando. Os padeiros estão assando. O serviço é incessante para oferecer tudo muito fresco.
Como loja de nova geração ela será um teste para novos conceitos. Estes serão analisados e, se aprovados, podem se estender para as outras lojas da divisão.
E mais, “não queremos ser só mais uma loja e sim um local de encontro”.
Na verdade é uma loja única e totalmente diferente.
Linha e departamentos
Opera todos os departamentos de um grande supermercado ou superloja que é o que ela é, e neles existem 40.000 referências (SKU). Há uma pequena mercearia, que ocupa 13,5% da área de vendas e o resto é só perecíveis, floral, farmácia, cafeteria, restaurante, sushi e rotisserie uma enorme linha de sanduíches, pratos prontos e saladas.
No almoço, há uma oferta de lanche, pizzas, sushi, churrascos, sopas, sanduíches, etc.
Muita coisa é produzida na loja como queijo mussarela, salsicha, chocolate e uma enorme variedade de pães e doces na padaria.
Há um completo bar, no mezanino, o Broadway on the Rocks, que traz bandas e outros eventos sociais, e onde os clientes podem desfrutar de uma refeição durante a semana enquanto admiram as montanhas próximas, no que Colgrave chama de “o melhor pôr do sol da cidade”. Sem custo adicional você pode trazer qualquer produto da loja, inclusive vinho, para apreciar na área do restaurante, no mezanino.
“É um conceito totalmente novo para um supermercado aqui no Vale do Tesouro”, diz Colgrove. “Esta é a primeira loja da Albertsons do tipo na região.
Estudem bem esse layout e surpreendam-se com as novidades.
O mais espetacular da loja é seu layout, privilegiando totalmente os perecíveis e incorporando muitos dos conceitos do novo formato “Catering”.
Eu próprio medi algumas das áreas dos departamentos e veja o que achei:
– A área da Mercearia representa só 13,5% da área de vendas. Num supermercado convencional seria de 45% a 55% da área de vendas.
– O departamento de Frutas e Verduras ocupa 6,7% do total.
– A área de Congelados representa 5,8%
– A Padaria ocupa 7,2%.
– E a área de Carnes 3,3%.
Informações da loja
Endereço: 1219 S. Broadway Ave. Boise, Idaho
Inauguração 21 de julho de 2018
Area total: 6.000 m²
Area de vendas: 4.180 m²
Linha de produtos: 40.000 SKU
Colaboradores: 350
10 checkouts e mais 2 internos
Horário de funcionamento: das 6h à 0h
Em tempo: Havia uma loja no amplo terreno de 2.400 m² de área total construída, inaugurada em 1959. Foi demolida em abril de 2018 para a inauguração dessa nova loja contruida no local. Foi inaugurada 79 anos após Joe Albertson ter aberto sua primeira loja de supermercado na cidade sede de Boise.
Para fechar, os executivos falam que a linha de produtos, os departamentos e uma atmosfera agradável e alegre têm criado uma “eletricidade” que não pode ser vencida. Os consumidores têm nos dito que encontram algo único que eles gostam e adoram vir fazer compras na loja.
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Texto original de Jim Dudlicek – 6/2/2019 PG magazine
Adaptação e tradução livre de Antonio Carlos Ascar
*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br.
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