Home SeçõesNegócios Transformação digital é uma realidade para as empresas

Transformação digital é uma realidade para as empresas

De Administrador SH
0 Comentário

E não mais um diferencial, portanto, é necessário ter planejamento estratégico, mudança de mentalidade e cultura voltada a dados em sua empresa

Por mais que a tecnologia estivesse presente no cotidiano de grande parte das empresas, a verdadeira importância desse recurso para a sobrevivência dos negócios ficou em evidência na pandemia, o que fez com que os executivos priorizassem a transformação digital no ambiente corporativo. O estudo ‘Digital Investment Index 2022’, elaborado pela consultoria EY Parthenon, registrou neste ano um aumento de 65% de investimentos em TI em comparação a 2020. 

O conceito de transformação digital recebeu tanta atenção do mercado. Atualmente, empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos estão indo em busca dos melhores caminhos para digitalizar seus processos e operações. Por esta razão, apenas se manter atento às tendências não é mais um diferencial mercadológico. É necessário ter uma mentalidade assertiva durante esse processo. 

Pensando em auxiliar os empreendedores que desejam promover um avanço tecnológico realmente assertivo, listamos os passos fundamentais. Confira abaixo:

  • Trace um planejamento estratégico 

Para que a transformação digital consiga trazer impactos positivos e de longo prazo para a empresa, o ideal é deixar de se prender às tendências tecnológicas e olhar mais para as dores internas. Neste caso, as reflexões pertinentes são: por que quero investir em tecnologia neste momento? Quero sanar uma dor interna ou simplesmente aprimorar processos? Quais são as melhores maneiras de alcançar esses objetivos?  

  • Trabalhe na mentalidade da gestão

Antes de colocar o plano estratégico em prática, é fundamental trabalhar a mentalidade da gestão. Afinal, o avanço tecnológico não se trata apenas da adoção de uma nova ferramenta e a iniciativa também irá mudar os processos e as formas de trabalho.

  • Desenvolva uma cultura voltada a dados 

Com a implementação das ações planejadas, será natural para a empresa obter um grande volume de dados. No entanto, essas informações não são o suficiente se não forem bem aproveitadas. É fundamental, portanto, desenvolver uma cultura de dados.

Fonte: Magit e EY

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada