Por Renato Müller
Na preparação das ceias de Natal, os supermercados americanos foram uma parada obrigatória e um apoio desejado pelos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela rede Wegmans, 77% dos entrevistados prepararam receitas tradicionais para comemorar o feriado e 78% procuraram maneiras de simplificar a preparação ou encontrar formas mais divertidas de encarar as muitas horas na cozinha.
Segundo o levantamento, 69% dos consumidores entrevistados optaram por uma combinação de receitas preparadas em casa e refeições adquiridas prontas nos supermercados, mostrando que a área de deli das lojas ganhou um status importante junto aos consumidores. Com frequência, essa área é usada para inovar no cardápio, com 61% dos entrevistados dizendo que testaram novas ideias – 51% experimentaram novas receitas em casa.
Na temporada de Natal, a Wegmans ofereceu refeições, acompanhamentos e sobremesas prontos para comer, pré-prontos e pré-aquecidos em suas 111 lojas físicas, no site Wegmans.com e pelo serviço de entregas Meals 2GO.
Uma das razões para esse mix de preparação em casa e compra de itens nos supermercados é a busca por praticidade e manutenção dos gastos sob controle. Um outro estudo, realizado pela Upgrade Points, mostra que 80% dos americanos tiveram um aumento de seus gastos com supermercados na temporada de Natal, com 65% comprando com mais frequência.