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Tesco quer usar IA para mudar interação com os clientes

Rede britânica de supermercados acredita que a tecnologia pode ampliar relevância da marca junto aos consumidores

De Edevaldo Figueiredo
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Por Renato Müller

A rede britânica de supermercados Tesco prepara uma implementação maciça de Inteligência Artificial (IA) em seu negócio, para processar dados dos consumidores e personalizar a experiência de compra não apenas no setor de alimentos, mas também em novos mercados.

A ideia é aproveitar os dados obtidos a partir do programa fidelidade Clubcard para, por exemplo, aconselhar os consumidores sobre o melhor momento de fazer compras mais saudáveis e reduzir desperdícios. Para a empresa, a IA pode mudar completamente a maneira como a rede se relaciona com seus clientes.

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“A IA pode ajudar os clientes a diminuir o gasto com alimentos, reduzindo desperdícios e sugerindo uma dieta mais saudável, com opções com menos sal, açúcar e gordura”, afirma o diretor executivo da rede, Ken Murphy.

O potencial é imenso. Atualmente, 22 milhões de residências britânicas utilizam o programa Clubcard, que é considerado estratégico pela Tesco na atração e fidelização dos consumidores. A Tesco já usa IA de forma básica nas ofertas via Clubcard, propondo “desafios” personalizados aos clientes de acordo com seus hábitos de compra.

A evolução passa pelo uso de IA Generativa. “Para termos uma relação personalizada com os clientes, passando a sensação de que o Clubcard está funcionando como um assistente de compras, precisamos usar IA Generativa de forma mais ampla no negócio”, diz Murphy.

Nos últimos anos, a Tesco vem reforçando sua área de tecnologia, visando construir soluções proprietárias em vez de adquirir software no mercado. “Tivemos uma melhora significativa nos últimos anos, temos mais de 5.000 desenvolvedores no time e contratamos cerca de 300 novos a cada ano”, conta o executivo.

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