Home SeçõesDestaques Tesco amplia liderança entre supermercados britânicos

Tesco amplia liderança entre supermercados britânicos

De Renata Ruiz
0 Comentário

Mesmo crescendo pouco acima da média, varejista ganha market share no trimestre. Asda é quem mais perde participação

Por Renato Müller

Dados publicados pela Kantar mostram que o varejo supermercadista britânico teve um trimestre bastante positivo. Segundo a empresa, nas 12 semanas encerradas em 26 de novembro, o setor aumentou suas vendas em 7,5% sobre 2022 e 13,9% sobre 2021.

A liderança continua com a Tesco, que, com uma participação de 27,5%, está muito à frente da vice-líder Sainsbury’s (15,6%). Enquanto a líder cresceu 8,6% nos últimos 12 meses, a rival avançou 10,2%, fazendo com que a diferença entre elas diminuísse ligeiramente. A terceira colocada Asda, por sua vez, perdeu espaço, com um share 0,6% menos que há um ano (13,4%).

As empresas de maior crescimento no varejo supermercadista britânico, porém, não desenvolvem formatos tradicionais. A Lidl, em um modelo de supermercados de descontos, aumentou suas vendas em 14,2% sobre 2022 e 39,3% sobre dois anos atrás. Agora, a empresa ocupa a sexta posição no ranking local, com participação de 7,8% nas vendas. A Ocado, por sua vez, atua basicamente no varejo online e ampliou suas receitas em 12,1% na comparação anual, depois de ficar praticamente estável entre 2021 e 2022. Hoje, a empresa fecha o top ten dos supermercados britânicos.

Confira a lista das 10 maiores supermercadistas do Reino Unido:

  1. Tesco – 27,5%
  2. Sainsbury’s – 15,6%
  3. Asda – 13,4%
  4. Aldi – 9,6%
  5. Morrisons – 8,7%
  6. Lidl – 7,8%
  7. Coop – 5,8%
  8. Waitrose – 4,4%
  9. Iceland – 2,2%
  10. Ocado – 1,7%

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada