Mesmo crescendo pouco acima da média, varejista ganha market share no trimestre. Asda é quem mais perde participação
Por Renato Müller
Dados publicados pela Kantar mostram que o varejo supermercadista britânico teve um trimestre bastante positivo. Segundo a empresa, nas 12 semanas encerradas em 26 de novembro, o setor aumentou suas vendas em 7,5% sobre 2022 e 13,9% sobre 2021.
A liderança continua com a Tesco, que, com uma participação de 27,5%, está muito à frente da vice-líder Sainsbury’s (15,6%). Enquanto a líder cresceu 8,6% nos últimos 12 meses, a rival avançou 10,2%, fazendo com que a diferença entre elas diminuísse ligeiramente. A terceira colocada Asda, por sua vez, perdeu espaço, com um share 0,6% menos que há um ano (13,4%).
As empresas de maior crescimento no varejo supermercadista britânico, porém, não desenvolvem formatos tradicionais. A Lidl, em um modelo de supermercados de descontos, aumentou suas vendas em 14,2% sobre 2022 e 39,3% sobre dois anos atrás. Agora, a empresa ocupa a sexta posição no ranking local, com participação de 7,8% nas vendas. A Ocado, por sua vez, atua basicamente no varejo online e ampliou suas receitas em 12,1% na comparação anual, depois de ficar praticamente estável entre 2021 e 2022. Hoje, a empresa fecha o top ten dos supermercados britânicos.
Confira a lista das 10 maiores supermercadistas do Reino Unido:
- Tesco – 27,5%
- Sainsbury’s – 15,6%
- Asda – 13,4%
- Aldi – 9,6%
- Morrisons – 8,7%
- Lidl – 7,8%
- Coop – 5,8%
- Waitrose – 4,4%
- Iceland – 2,2%
- Ocado – 1,7%