A tendência de a indústria nacional lançar novidades daqui até o fim do ano está em alta. É o que mostra o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Em setembro, o indicador apresentou um crescimento de 12,4% na comparação a agosto deste ano, sob olhar dessazonalizado (exclui efeitos típicos de meses específicos).
O índice original, por sua vez, teve alta de 11,1% quando comparado ao mês anterior, e de 3,3% em relação a setembro de 2023. Porém, a variação acumulada nos últimos 12 meses ainda não atingiu patamar positivo e fechou em -5,3%.
Leia também:
Ainda assim, para a CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, o panorama é de otimismo. “O mês de setembro mostrou-se positivo para o lançamento de produtos nos comparativos mensal e anual, principalmente, impulsionado pelo setor de alimentos. Apesar de o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentar no terceiro trimestre uma leve desaceleração em relação a igual período do ano passado, mostra uma tendência à inovação quando comparado com o trimestre imediatamente anterior.”