Estudo indica que supermercados e consumidores estão dando mais atenção ao tema, que assume um papel estratégico nos negócios
Por Renato Muller
Os consumidores estão se mostrando cada vez mais atentos às questões de sustentabilidade, e isso tem alterado as estratégias do varejo. Dados divulgados nos EUA pela Grocery Doppio mostram que 71% dos supermercadistas entrevistados colocaram a sustentabilidade como a principal prioridade estratégica para 2023 e 43% devem nomear um executivo sênior para chefiar as iniciativas nesse tema neste ano.
Segundo 83% dos entrevistados, a redução do lixo foi indicada como a principal prioridade entre as iniciativas sustentáveis. A seguir vieram o uso de energia (77%) e melhorias nas embalagens dos produtos (66%).
Esse foco em sustentabilidade é compartilhado pelos consumidores, uma vez que 73% dos clientes disseram desejar que os produtos venham com informações relacionadas a aspectos sustentáveis (ou que essas informações sejam facilmente acessadas digitalmente). Entretanto, apenas 37% disseram estar dispostos a pagar um preço extra por produtos com atributos sustentáveis (em média, de 11% a 17% mais).