Home SeçõesESG Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis

Supermercados Super Nova recebe certificação verde pelo uso de sacolas oxibiodegradáveis

Em Manaus, a venda e a distribuição gratuita das sacolas de polietileno são proibidas

De Redação SuperHiper
0 Comente

A Rede de Supermercados Super Nova foi agraciada com o selo “Eco Guardian Awards”, idealizado pela Macroplastic Indústria e Comércio de Embalagens, sediada em Curitiba, Paraná. A placa entregue pelo representante da Macroplastic na região Norte, também CEO da Leoplast, Leocádio Lopes, visa reconhecer a utilização de sacolas oxibiodegradáveis disponíveis aos clientes nas cinco unidades da rede de supermercados em Manaus.

Tendo em vista que as sacolas tradicionais feitas de polietileno, polipropileno e similares podem levar entre 400 e 1000 anos para se decompor, há alguns anos, em razão das mudanças climáticas e na busca pela sustentabilidade, as grandes indústrias vêm se adaptando para oferecer alternativas menos poluentes ao meio ambiente. Com isso, surgem as sacolas biodegradáveis produzidas com materiais de origem vegetal, e as oxibiodegradáveis que contêm um aditivo para acelerar a fragmentação do produto em microplásticos quando expostos à luz solar e ao oxigênio.

Leocádio Lopes, CEO da Leoplast e Elisama Brito, cofundadora da Rede de Supermercados Super Nova. Foto: Luiz Henrique Almeida

“É uma grata alegria, uma honra entregar essa placa para o grupo Super Nova, e firmar essa parceria como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Nós estamos no tão falado pulmão do mundo: A Amazônia. E é importante que cada empresa dê a sua parcela de contribuição. A Macroplastic, hoje, brinda essa parceria entregando essa placa, esse mimo em comemoração para que as outras empresas se sintam incentivadas”, disse Leocádio Lopes.

Legislação

Em Manaus, a venda e distribuição gratuita de sacolas plásticas descartáveis tradicionais passou a ser proibida após a lei estadual (6.077/22) e a lei municipal (2.799/21), entrarem em vigor, sendo permitida a distribuição gratuita de sacolas retornáveis. Na Rede de Supermercados Super Nova a mudança ocorreu de maneira gradativa para atender aos requisitos da legislação vigente. Para a cofundadora da empresa, Elisama Brito, receber um “selo verde” certifica que as estratégias pensadas para melhorar a comunicação com a população e consequentemente, com o meio ambiente, vão além de um relacionamento de compra e venda, colaboram para promover uma mudança de pensamento.

Leocádio Lopes, CEO da Leoplast, Francisco Araújo, fundador do Super Nova e Elisama Brito, cofundadora da rede. Foto: Luiz Henrique Almeida

“Ser amigo do meio ambiente significa cuidar bem dele, e com certeza é uma obrigação de todos nós que habitamos nele. Temos que ser seres socioambientais conscientes, afinal, nós precisamos dele ontem, hoje e amanhã. Se ontem, nós tivéssemos tido mais consciência disso, nós poderíamos ter menos problemas que enfrentamos hoje e sabemos que enfrentaremos amanhã. Usar sacolas oxibiodegradáveis é uma das práticas que como empreendedores, nós sabemos da necessidade, e para os nossos clientes nós temos que assegurar que estamos adotando essas práticas e, empenhamos que eles saibam que usar menos quantidade das sacolas é necessário. Reutilizem e usem as sacolas do Super Nova nas suas residências, nos lixos… para levar suas comprinhas em outros lugares, por que não espalhamos boas práticas para nossos filhos, amigos e vizinhos?”, reforçou.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos