Por Renato Müller
De inovações na cadeia de suprimentos a iniciativas de redução do desperdício de alimentos, passando por soluções para ajudar os clientes a encontrar mais facilmente o que desejam nas lojas, diversas inovações tecnológicas têm sido testadas por redes de supermercados dos mais variados tamanhos.
No todo-poderoso Walmart, nos últimos meses foram abertos quatro Centros de Distribuição altamente automatizados no mercado americano, voltados para a logística de itens perecíveis. Com um sistema de armazenamento de mais de 25 metros de altura em um ambiente climatizado a soluções que aumentam a eficiência do transporte e diminuem danos aos alimentos, os novos CDs podem armazenar duas vezes mais produtos, além de movimentar os itens muito mais rapidamente do que em um armazém convencional.
O resultado de tudo isso é mais eficiência operacional, com redução de custos, aumento da velocidade de distribuição e redução das rupturas. Com os resultados obtidos até agora, a empresa decidiu avançar no retrofit de um armazém antigo em Winter Haven, na Flórida. “O objetivo é aprender mais sobre a possibilidade de implementação desse tipo de solução em prédios já existentes, adaptando-os para receber mais tecnologias de automação”, explicou Dave Guggina, VP executivo de supply chain da empresa, em um post no blog corporativo da varejista.
Já redes como H-E-B, Fresh Market e Albertsons têm adotado soluções da grocery tech Upshop, focada em soluções para a diminuição do desperdício de alimentos. A startup, por sinal, recentemente adquiriu a rival Invafresh, em um movimento que ampliará seu portfólio de clientes para mais de 400 varejistas em 35 países e mais de 50 mil pontos de venda.
Em outro exemplo de inovação em supermercados, a rede Food Lion desenvolveu áreas de alimentos refrigerados nas quais os consumidores podem entrar para escolher os produtos, aumentando o tempo de vida útil de itens como verduras. Para Keith Daniels, managing partner da consultoria Carl Marks Advisors, o varejo de alimentos tem procurado facilitar a experiencia de compra dos clientes, realizando investimentos para incorporar recursos como “clique e retire” ao mesmo tempo em que tornam o ambiente de loja mais interessante para que os consumidores permaneçam mais tempo por lá.