Home SeçõesESG Supermercado Pinheiro reforça ações em frentes ambientais, social e de governança

Supermercado Pinheiro reforça ações em frentes ambientais, social e de governança

Relatório de sustentabilidade destaca iniciativas, como: "cupom verde", iniciativas do Instituto Bom Vizinho e estruturação do plano de sucessão

De Renata Ruiz
0 Comentário

O Supermercado Pinheiro ampliou seu compromisso com o meio ambiente e com comunidades nas quais atua, bem como reforçou ações em prol da ética empresarial ao longo de 2024. O detalhamento das iniciativas está no recém-lançado Relatório de Sustentabilidade da rede. Entre os destaques estão a adoção do “cupom verde”, as ações do Instituto Bom Vizinho e a estruturação do plano de sucessão da companhia.

No quesito ambiental, a adoção do “cupom verde” substituiu as versões físicas por digitais, evitando a emissão de 1841 quilos de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além disso, o Supermercado Pinheiro reciclou 500 mil toneladas de plástico e papelão em suas lojas e centro de distribuição (CD). A logística reversa também gerou impactos positivos ao funcionar de maneira integrada às entregas. Após abastecer as lojas do interior, os caminhões aproveitavam a viagem de retorno para passar por fornecedores próximos, coletando novos produtos. Essa ação resultou na economia de mais de 45 mil litros de combustível e evitou a emissão de 96 mil quilos de CO2.

Ao longo do ano, o Instituto Bom Vizinho, braço social do Supermercado Pinheiro, seguiu realizando um trabalho de transformação envolvendo mais de 100 família do bairro Paupina, em Fortaleza (CE). A instituição ofertou aulas de reforço escolar, informática e música para crianças. Outra iniciativa foi a doação de mais de 100 cadeiras de rodas.

Os pequenos também foram contemplados pelas ações do supermercado, como o projeto Escola Vai ao Cinema, que chegou a marca de 350 mil crianças beneficiadas em 2024. O Supermercado Pinheiro também seguiu como empresa certificada e parceira do Great Place To Work (GPTW).

Houve ainda avanços na governança, com a estruturação do plano de sucessão para garantir a sustentabilidade da companhia. Nesse sentido, regras claras, bem como mecanismos de valorização do desenvolvimento profissional, foram definidos com foco na gestão de riscos e na transparência quanto a conselhos e comitês estratégicos.

“Ao longo de mais de três décadas, nosso propósito inicial cresceu. O slogan ‘O Bom Vizinho’ tornou-se reflexo da essência da empresa. Muito antes da popularização do conceito de ESG, o Supermercado Pinheiro já incorporava práticas sustentáveis às suas operações, demonstrando que a responsabilidade ambiental e social sempre fez parte da missão da empresa. Juntos, somos agentes de transformação capazes de construir um mundo no qual a sustentabilidade e o bem-estar de todos sejam prioridades inabaláveis”, destaca o presidente da rede, Honório Pinheiro.

Sobre o Supermercado Pinheiro

Há 33 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais.  Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis, um shopping center e uma arena multiesportiva, nos municípios cearenses de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Quixeramobim, Quixadá, Tianguá e Cruz.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada