Home SeçõesDestaques SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local

SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local

De Renata Ruiz
0 Comentário

Do interior do Ceará, supermercado mostra a todos a importância de implementar ações da agenda ESG

De Limoeiro do Norte, interior do Ceará, o SuperLima Supermercado mostra estar atualizado em relação às tendências do mercado, apesar de pequeno. Empresa familiar, fundada a 30 anos atrás pela a matriarca da família, Judite de Lima, e que agora o seu filho, Thiago Alves, está ajudando a gerenciar o negócio. Thiago, que foi para a cidade grande para estudar e se atualizar, retornou à sua origem com o objetivo de alavancar o empreendimento familiar e aplicar aquilo que aprendeu. Dentre as novas iniciativas do supermercado, a loja está investindo na implementação de ações para seguir a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que representa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Thiago Alves e Judite de Lima

“Eu me inteirei do que estava acontecendo e eu senti uma necessidade de mudar. Hoje estou fazendo com que a empresa entre nessas ações”, explica Thiago em entrevista à SuperHiper. As iniciativas do SuperLima começaram no início deste ano, com a simples substituição das sacolas plásticas por ecobags, que são feitas por costureiras da cidade, como a dona Nair, que é uma antiga cliente fiel do supermercado e hoje auxilia na confecção dessas sacolas, como tantas outras artesãs da região. Com este modelo, além do supermercado estar ajudando o meio ambiente, diminuindo o uso de plástico, ele também está incentivando a economia local.

Apesar de uma troca simples, a atitude tem um grande impacto na natureza. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o descarte e diminuição de produtos de plástico é um dos grandes desafios do mundo, isso porque esse componente causa um enorme prejuízo ecológico. Esse material leva mais de 400 anos para se decompor e estima-se que até 2050 tenha mais plástico nos oceanos do que peixes. Dessa forma, pensar o uso das sacolas de panos é de grande valia para todos.

Nadir e Judite

Contudo, Alves ressalta uma dificuldade: a aceitação e entendimento dos consumidores.  Ele explica que as pessoas veem a ecobag como um brinde, sem entender a real relevância dela, além de muitas vezes causar estranheza. “A sacola não deixa de ser um brinde, mas é algo muito maior, a gente tenta conscientizar, explicar às pessoas a sua importância e o motivo dela. Além disso, ela tem outras opções de uso, não é mesmo? Poder ir à feira, por exemplo, entre outras atividades.”

Outra questão que gerou questionamentos por parte dos clientes foi a instalação dos painéis de luz solar. Thiago explica que a população ficou um pouco descrente em relação a essa aquisição, e alguns chegaram a duvidar se funcionava ou não, mas depois entenderam. “Acontece uma desconfiança, uma pergunta de ‘Será que isso realmente da certo? Isso importa? Funciona?’, mas elas começaram a ver que funcionava, mesmo com um clima não tão bom”. O investimento nessa mudança energética foi em torno de R$ 40 mil.

Esse tipo de energia é totalmente limpa, sustentável e renovável, além de não emitir nenhum tipo de gás poluente para a atmosfera. Além disso, ela gera uma economia, uma vez que é uma fonte energética barata, já que sua matéria prima é gratuita, podendo reduzir a conta de luz em até 95%.

Além dessas mudanças, também há a aposta na coleta de materiais recicláveis, como: pilhas, papelão, garrafas PETs etc. Aos poucos, segundo o sócio, o shopper está entendendo essas mudanças e colaborando com estes serviços. Para isso dar certo, os colaboradores do empreendimento têm sido um grande aliado para repassar as informações e, até mesmo, aplicar práticas sustentáveis em seu dia a dia, digitalizando processos, diminuindo o uso de copos plásticos, entre outras atitudes. Mas, Thiago destaca que respeita o processo de cada funcionário, uma vez que todos estão aprendendo também.

“Vamos também ter paciência com as pessoas que trabalham conosco. Nem todo mundo é igual. A gente tem pessoas com funções diferentes. Tem o pessoal do administrativo e também do chão de loja.  Cada um tem seu processo e eu sempre estou compartilhando vídeos ou matérias sobre o assunto, conversando, e assim todos vão ficando na mesma página”, ressalta.

A expectativa de Thiago e Judite é continuar e ampliar essas ações para os próximos anos. Em 2024, por exemplo, eles pretendem revisar o sistema de refrigeração da loja, que são equipamentos que emitem gases do efeito estufa e precisa de um suporte correto. Além disso, está em seus planos realizar um treinamento sobre práticas sustentáveis com a sua equipe. Outro ponto que eles estão buscando está relacionado a patrocínio e parceria para ampliar ainda mais este projeto.

Ainda, para reforçar seu compromisso com a agenda ESG, eles estão trabalhando em uma reestruturação de marca, com mudanças na logo que terá elementos que remetem a questão de sustentabilidade e esperança. “Estamos inserindo o verde na logo, para remeter a questão ambiental, da sustentabilidade, além de ser a cor da esperança. Queremos trazer algo novo, é uma coisa boa que está acontecendo”, finaliza.

O exemplo do SuperLima serve de inspiração para outras redes, evidenciando a importância de começar essa jornada.

ESG acessível para todo o setor

Com o intuito de levar o tema a todo setor, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), disponibiliza para os supermercadistas o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro, cujo objetivo é tornar o assunto acessível para todos, além de apresentar elementos práticos sobre como pensar a gestão ESG no negócio.

Além disso, a ABRAS, em parceria com o Sebrae, está ofertando um autodiagnóstico para entender a maturidade de sua empresa e as oportunidades para implantar estratégias ESG, é online e gratuito. Clique aqui e faça!

Participe da SuperHiper!

Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada