12ª edição recebeu 22 mil visitantes e movimentou em negócios R$ 450 milhões durante os três dias da feira
A 12ª edição da Super Bahia, que aconteceu nos dias 11 a 13 de julho, superou todas as expectativas e bateu recordes de público e de geração de negócios. De acordo com a Associação Baiana de Supermercados (Abase), responsável pela organização do evento, 22 mil pessoas visitaram os estandes das 150 empresas montados nos dois pavilhões do Centro de Convenções de Salvador, entre os dias 11 e 13 de julho, um aumento de 46% em relação ao público visitante na feira anterior. Já a movimentação de negócios com fornecedores, distribuidores e empresários do setor bateu a marca de R$ 450 milhões, crescimento de quase 12,5% em relação à previsão inicial, que era de R$ 400 milhões.
Segundo a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, os números mostram a importância do evento para a economia e para o segmento do varejo de alimentos no estado. “É uma felicidade e satisfação muito grande, como primeira mulher na presidência da Abase, em seus 50 anos de fundação, celebrar o sucesso da 12ª Super Bahia. O resultado só reforça a relevância do setor supermercadista, que é responsável por 7% do PIB [Produto Interno Bruto] no nosso país e gera milhares de empregos diretos e indiretos”, comemora Amanda Vasconcelos.
Durante os três dias de evento, sob o tema “Inovação Transformando o Varejo”, ao menos quatro mil pessoas ligadas ao mercado de varejo de alimentos participaram das 20 palestras sobre os mais variados assuntos relacionados à gestão do negócio, a exemplo de como otimizar custos, reduzir perdas, precificação assertiva, a importância do layout para o supermercado, Inteligência Artificial, e o comportamento do consumidor nos diferentes canais de venda, além de questões voltadas para sustentabilidade e tecnologia.
“A qualificação dos gestores é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. As palestras oferecem a oportunidade de aprendizado contínuo, capacitação e troca de experiências com outros profissionais do ramo. Estes encontros podem gerar parcerias estratégicas, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócio”, pontua Mauro Rocha, superintendente da Abase.
Segundo ele, a feira também teve um crescimento do número de empresas participantes, o que revela a consolidação do modelo. “Promovemos a maior feira do segmento no Norte e Nordeste, e neste ano recebemos caravanas de 13 municípios do interior da Bahia e de supermercadistas de grandes redes que atuam fora do nosso estado”, disse Rocha.
Foto: Wilson Sabadin