Home SeçõesNegócios Squadra passa a ter mais de 5% do Grupo Mateus

Squadra passa a ter mais de 5% do Grupo Mateus

De Administrador SH
0 Comentário

Empresa financeira carioca adquire as ações no momento em que a a rede do Maranhão confirma a abertura total de 40 lojas ainda este ano

O Grupo Mateus deve anunciar hoje que a Squadra Investimentos atingiu participação relevante no capital da varejista, ao superar fatia de 5%. A informação deve ser confirmada ao mercado nas próximas horas. A família controladora da rede tem 79% das ações e o restante está no mercado.

Os papéis da rede perdem valor desde a abertura de capital — o recuo é de 22%. A ação ordinária do Carrefour, por exemplo, desvalorizou-se 11,4%. Hoje o papel fechou a R$ 7 (saiu na oferta de ações a R$ 8,97, piso da faixa indicativa de preço). O Mateus tem boa parte das vendas atreladas ao desempenho do braço de atacarejo (quase metade da receita bruta é de lojas deste formato), segmento que acelerou ritmo de vendas após o início da pandemia.


A empresa terminou junho com 182 lojas, sendo 56 unidades de varejo, 38 de atacarejo e 88 de eletro. Semanas atrás, o presidente Ilson Mateus confirmou projeção de 40 aberturas em 2021.

Segundo último balanço publicado, o lucro líquido atribuído aos acionistas teve alta tímida de 0,7% de abril a junho, para R$ 190,5 milhões no segundo trimestre — apesar da receita líquida ter avançado mais, 37,5%. Um forte aumento da despesas, acima da venda, de pouco mais de 40%, afetaram os resultados finais da empresa.

Outras varejistas sentiram esse efeito maior das despesas neste ano, em parte pela retomada do ritmo de aberturas de lojas. A empresa anunciou, dias atrás, a criação de um braço regional que será responsável pela expansão nos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba.

Fonte: Por Adriana Mattos, Valor

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada