Tempo de planejamento e execução de obras e questões ligadas a sustentabilidade, foram alguns dos temas abordados pelos participantes na última edição
Faltam poucos dias para o maior encontro de empresários e profissionais supermercadista do Brasil. Criado para celebrar, elevar e promover a performance das empresas do setor, o Smart Market ABRAS é o momento mais aguardado pela comunidade do varejo alimentar no país.
Na segunda edição do Smart Market ABRAS, realizado entre os dias 15 e 18 de abril de 2023, o painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia trouxe muitos temas importantes para o setor, tais como, o tempo de planejamento e execução de obras, questões ligadas a sustentabilidade, localização dos empreendimentos, entre outros assuntos. O ciclo de debate contou com a presença do diretor comercial do grupo ABC, Thulio Martins, da gerente de planejamento e desenvolvimento do grupo Koch, Bruna Koch, do CEO e fundador do grupo Luminae, André Ferreira, e do CEO da Bnex, Fernando Gibotti, que foi o moderador do painel.
A época, os representantes do painel reconheceram que, mesmo com muitos itens, o painel apresentou um nível granular profundo, com alto índice de utilização da grande maioria dos indicadores apresentados ali. Em determinado momento do debate, alguns dos participantes apontaram que acompanhar todos é uma tarefa complexa em um negócio tão dinâmico, o que os obriga a definir os mais relevantes para serem trabalhados.
Todos apontaram um indicador tático importante, o tempo das obras, considerado fundamental para estratégias agressivas de expansão, assim como o tempo de planejamento e de execução seriam importantes para medir a eficiência da expansão. Também foi indicada a necessidade de inclusão de um indicador de sustentabilidade alinhado à necessidade de as lojas já nascerem atendendo às premissas de ESG.
O dinamismo do mercado e cenário econômico daquele momento foram apontados como motivadores para a criação de indicadores relacionados à renda e localização. É importante, entender o potencial de faturamento, o fluxo de pessoas e sua renda média para se escolher o modelo de loja e o local onde ela será instalada. É preciso entender a região de forma mais detalhada, assim como sua cultura. Também foram foco da discussão indicadores considerados fundamentais para a melhoria do desempenho das lojas.
O painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia conta com muitos insights de grande importância para o setor supermercadista. Para ver os indicadores do ano passado, confira o relatório completo, baixando aqui.
Para participar da edição do Smart Market ABRAS 2024, faça a sua inscrição aqui!
Painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia
No próximo dia 9 de abril, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) promove o Smart Market ABRAS 2024, o maior encontro de empresários e profissionais do setor supermercadista, criado para celebrar, elevar e promover a performance das empresas do setor no Brasil. O objetivo do Smart Market ABRAS é elevar a performance profissional, das áreas funcionais e das empresas do setor supermercadista, através da troca de conhecimento, experiências, melhores práticas e referências de mercado.
Para este ano, o debate do painel da Comunidade Expansão, Obras e Engenharia trará grandes nomes do setor supermercadista, a saber:
Painelistas confirmados:
- CEO do Supermercados Avenida, Kiko Binato
- Sócio-Presidente do Super Maxi Supermercados, Milson Borges
- Diretor Comercial do Grupo Alvorada Supermarket, Vinícius Bonifácio
Inscreva-se e garanta seu lugar neste grande evento! Basta acessar a página smartmarket.abras.com.br
Serviço
SMART MARKET 2024
Data: 09/04/2024
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo, SP.