Estratégias de Marketing e Fidelização, veja o que foi discutido no painel em relação a atração do cliente, retorno de investimento e comunicação
Na terceira edição do Smart Market ABRAS 2024, que aconteceu nesta última terça-feira, 9, tivemos os já tradicionais painéis das dez comunidades supermercadistas de alta performance, discutindo os resultados e indicadores de cada área estratégica das empresas supermercadistas. Neste ano, cada painel trouxe um moderador e três painelistas para apresentarem cases e discussões sobre cada área.
O painel da Comunidade Marketing teve como moderadora Fernanda Dalben, Diretora de Marketing do Supermercados Dalben, e os painelistas Luciana Samadello, Head de Marketing e E-commerce da COOP Cooperativa de Consumo; Marcelo Gasparoto, Gerente Comercial do Grupo Verona; e Victoria Roldão, Especialista de Trade Marketing e Inovações do Roldão Atacadista.
Durante o painel, os participantes abordaram três pontos cruciais no campo do Marketing, destacados nos indicadores já apresentados na edição anterior: o retorno de investimento em retenção e fidelização, o retorno do investimento em atração de clientes e o retorno do investimento promocional. Além disso, enfatizaram a importância do cliente multicanal e como o varejo deve integrar essa abordagem em suas estratégias de comunicação, visando impactar positivamente esse público.
Outro aspecto relevante discutido foi a necessidade de compreender e comunicar de forma integrada com todos os canais para cativar o consumidor já presente na loja, monitorando seu comportamento e oferecendo produtos e serviços alinhados às suas necessidades e preferências. Essas reflexões evidenciam a importância de uma comunicação eficaz e personalizada para fortalecer a relação com o cliente e impulsionar o sucesso no mercado varejista.
Confira em breve toda a cobertura de como foi o painel e o que foi discutido na próxima edição da SuperHiper.