ACESU assina termo de Cooperação Técnica e amplia oportunidades de emprego no Estado
Para estabelecer estratégias para a ampliação da inserção de trabalhadores no setor supermercadista do Ceará (CE), no último 22, a Secretaria do Trabalho (SET), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para então, através da parceria, criar as oportunidades de emprego serão encaminhadas às Unidades de Atendimento do IDT/Sine que serão responsáveis, portanto, pelo encaminhamento e seleção dos trabalhadores, nos perfis demandados pelas empresas.
Também serão ofertadas capacitações voltadas à qualificação dos profissionais que desejam encontrar uma oportunidade no setor e definidas outras estratégias.
Na ocasião, para a assinatura estavam presentes o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo, do presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Nidovando Pinheiro, do Presidente do SINE/IDT Sr. Raimundo Ângelo e de Diretores, Coordenadores e Gerentes dos órgãos envolvidos.
A reunião contou ainda com a presença os diretores da ACESU, Irlandia Pinheiro, Antonio Nobre, Gerardo Albuquerque, Eudes Lacerda, Murilo Tavares, Angélica Albuquerque e Janaína de Paula; a coordenadora da Escola Acesu, Meirijane Anastácio; o assessor da Presidência do IDT, Antenor Tenório; e os jurídicos da SET e ACESU, Rodrigo Arruda e Eduardo Aragão, respectivamente.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, “ao crescer e atrair novos investimentos, o setor supermercadista desponta na empregabilidade de muitos cearenses e o termo se consolida como um importante instrumento para que possamos atuar juntos, auxiliando os trabalhadores e os empresários com diversas estratégias, a exemplo da qualificação,” complementa.
Já o presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro, avalia que “construímos essa história do ano passado para cá e hoje assinamos esse termo que formaliza, amplia e fortalece essa parceria. Tenho certeza que a cooperação com o IDT vai agregar muito para as empresas do setor supermercadista, para que a gente possa ter uma mão de obra qualificada, para que, quando houver vagas em aberto, elas sejam preenchidas o mais rápido possível. Por isso, nós agradecemos ao IDT e também à Secretaria de Trabalho que tem sido muito importante em todo esse processo”.
O IDT, através de seu presidente, Raimundo Angelo coloca-se à “disposição para alinhar sua estrutura de forma a melhor atender os trabalhadores e as empresas em todo o processo de orientação, recrutamento e seleção, visando potencializar a inserção dos cidadãos cearenses no mercado de trabalho, em um cenário que é positivo para toda a sociedade.” O mesmo ‘defende que “o termo é um instrumento de formalização e ampliação da parceria que já estamos desenvolvendo há algum tempo, nas ações de intermediação de profissionais para o segmento’.
A saber, para dar continuidade à parceria, ocorrerá a formação de um comitê, com integrantes dos três órgãos, que encaminhará as demandas pertinentes à parceria.
Sobre a Acesu
A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) foi criada em julho de 1975, com a missão de fomentar os laços de cooperação e entendimento entre seus associados. Durante esses 44 anos de trajetória, o Ceará viu crescer a atividade supermercadista. Atualmente, com 350 associados, a Acesu assume um papel com visões mais amplas para atender as necessidades do mercado, onde o cliente passou a ser prioridade em todo o setor e a qualidade tornou-se fundamental para um bom atendimento.