Essa é a indicação da pesquisa realizada pel Inroots para a Revista SuperHiper
Em novembro, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV-Consumidor), monitorado pela Inroots, ficou em 75,25% para vendas físicas e em plataformas de comércio eletrônico. Com relação ao mês de outubro, houve uma queda de 1,09 pontos. Também foi realizada a análise parcial dos 19 primeiros dias de dezembro. O INSV de ficou em 76,87%. Neste caso, um crescimento com relação a novembro de 1,62 pontos.
O indicador INSV-Consumidor acompanha as manifestações dos consumidores sobre suas experiências nos supermercados, compartilhados espontaneamente na internet a respeito de todos os formatos de loja. No total, 9.173 comentários foram analisados referentes a este período, com relação a suas experiências de compra em 728 lojas físicas e plataformas de comércio eletrônico.
Evolução do ano
A satisfação média no ano ficou em 74,62%, sinalizando um alto grau de satisfação do shoppers com relação às suas experiências de compra no varejo alimentar. Existe uma evidente evolução do indicador de satisfação ao longo do ano, atingindo em dezembro o seu valor mais alto.
Dica para o supermercadista
O principal insight da pesquisa diz para o supermercadista focar no que é mais relevante. existem vários elementos importantes que o varejista precisa dar atenção no negócio para garantir a satisfação dos seus clientes. Mas os 3 pontos principais que os shoppers mais valorizam através de seus comentários são nessa ordem: variedade boa, preço baixo e atendimento bom.
Estes 3 indicadores juntos correspondem a quase 80% do volume total! Ou seja, eles devem ter a atenção prioritária do varejista.
Confira na SuperHiper Panorama 2023, a pesquisa completa sobre a satisfação do consumidor no ano de 2022 e perspectivas para 2023, acesse a Revista SuperHiper.