Estratégia marcada por benefícios ainda é pouco utilizada pelos varejistas, que têm muito a ganhar com a prática
Os setores de publicidade e marketing estão em constante evolução e, nos últimos anos, uma nova forma de anúncio digital vem ganhando destaque: o Retail Media. Essa estratégia de marketing baseada no varejo tem mostrado notável crescimento e uma capacidade única de alcançar os consumidores a ponto de ser considerada a terceira onda da publicidade. Através desse método, as marcas têm a oportunidade de exibir anúncios relevantes aos seus consumidores durante sua jornada de compra, tornando a experiência mais personalizada.
Embora o potencial do Retail Media esteja crescendo e sendo mundialmente reconhecido pelos seus resultados no mercado varejista, a maioria dos negócios ainda não estão conseguindo explorar e aproveitar todo o seu potencial. Segundo uma pesquisa realizada em mais de 12 países pela Epsilon, empresa de tecnologia para publicidade e marketing, apenas 37% das empresas utilizam do completo potencial oferecido por essa estratégia de anúncio. “Nos últimos anos, a mídia em marketplaces experimentou um crescimento significativo. Com o aumento contínuo do comércio eletrônico e a popularidade dos marketplaces como destinos de compras online, as marcas e os varejistas reconheceram o valor de aproveitar essas plataformas para promover seus produtos de forma mais direta. No entanto, ainda existe baixo conhecimento das possibilidades do meio e um certo receio em variar os investimentos para testar novos canais em um momento de instabilidade econômica global”, analisa Caio Machado, diretor executivo da Curious.
De acordo com o executivo, Retail Media é uma forte tendência, pois a cada ano fala-se mais sobre ROI e mensuração de resultados: “Com budgets cada vez mais apertados, é necessário fazer investimentos inteligentes que estejam ligados diretamente à conversão. Os marketplaces são a melhor opção, pois têm investido em recursos de publicidade mais sofisticados e ferramentas de segmentação, permitindo que as marcas atinjam melhor seu público-alvo e obtenham maior retorno sobre o investimento em publicidade”, explica.
Mas quais são os benefícios de implementar as estratégias de Retail Media? Caio Machado comenta três principais vantagens.
1 – Segmentação de público
Os marketplaces têm acesso a uma riqueza de dados de compra e comportamento do consumidor, o que permite às marcas segmentar seus anúncios com base em critérios demográficos, interesses específicos e histórico de compra. Para Caio, isso torna a publicidade mais relevante e eficiente, direcionando os anúncios para os consumidores certos no momento certo.
2 – Mensuração de desempenho e ROI
Outros fatores importantes são a medição e a capacidade de rastreamento oferecidas pela mídia em marketplaces. As marcas podem acompanhar de perto o desempenho de seus anúncios, medir o retorno sobre o investimento (ROI) e ajustar suas estratégias com base nos dados em tempo real. Isso fornece maior transparência e controle sobre os gastos com publicidade, permitindo otimizar as campanhas para obter resultados melhores.
3 – Visibilidade em plataformas de alto alcance
Por envolver a exibição de anúncios pagos nas páginas de produtos dos marketplaces, o Retail Media pode proporcionar que as marcas anunciem em grandes plataformas como Amazon, Mercado Livre, Magalu e outros. Esses anúncios podem ser exibidos em diferentes formatos, como banners, listagens patrocinadas ou anúncios nativos, e geralmente são exibidos com base na relevância para a consulta de pesquisa ou na categoria do produto.