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Retail Media Show 2024: evento debate as tendências e desafios para o futuro do Varejo

De Edevaldo Figueiredo
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Realizado no Espaço Apas, em São Paulo, a abertura da 2ª edição do encontro foi marcada por insights sobre as tendências emergentes no universo do varejo

O Retail Media Show (RMS), encontro estratégico para a formação e requalificação de líderes e equipes nas áreas de marketing, trade marketing, e-commerce, CRM, digital e mídia na indústria e varejo, abriu na última terça-feira, 23, o primeiro dia da edição 2024 com máxima audiência. Com cerca de 400 presentes reunidos no Espaço Apas, em São Paulo, a abertura da segunda edição do evento foi marcada por insights sobre as tendências emergentes no universo do varejo e a presença massiva de líderes e profissionais do setor.

Iniciado com um painel liderado pelo Diretor da NielsenIQ, Domenico Filho, a palestra aprofundou nuances do mercado brasileiro, explorando as mudanças na jornada de compra de consumidores no Brasil e no mundo, a crescente influência das mídias sociais e a importância da ambientação para o sucesso das estratégias de Retail Media.

Além de apresentar cases de sucesso desenvolvidos a partir da convergência de dados, o executivo revelou cases que apontam a expansão do segmento. Segundo projeções do especialista, até 2028, países como os Estados Unidos concentrarão 83% dos investimentos em Retail Media. Para ele, tal crescimento está diretamente atrelado à transformação do consumidor e evolução da publicidade, que culminaram em novas jornadas, direcionadas por interesses dos shoppers e sua personalização.

Brasil x Portugal
Outro ponto alto do 2º RMS aconteceu durante o painel promovido pela Kevel, onde gigantes do varejo como MC Sonae, GPA e Shopper compartilharam suas visões sobre as melhores práticas no cenário atual do Retail Media brasileiro. Reunidos, Carlos Paulo (MC Sonae), Paulo Sergio Mariano (GPA), Emerson Calegaretti (Shopper) e Afonso Santos (Kevel) revelaram as tendências mais recentes, destacando as diferenças fundamentais entre os mercados de Portugal e Brasil e fornecendo insights valiosos para os participantes.

“A primeira grande diferença está na dimensão dos mercados, já que temos um Brasil muito fragmentado, algo que é positivo para escalar com a tecnologia correta, com oportunidades enormes de explorar o Retail Media. Por outro lado, Portugal tem poucas marcas e a tecnologia certa, mas é difícil mostrar este valor a uma população pequena”, explicou.

Novos tempos, novas marcas
A tarde ainda foi marcada por debates sobre a construção de marcas a partir do Retail Media com a presença do coordenador de marketing digital da Seara, Ivan Barbosa, e da executiva da Liveramp, Thaissa Gentil. No encontro, eles destacaram o papel crucial dos dados na era moderna do marketing e enfatizaram a necessidade premente de varejistas estarem preparados para utilizar dados de maneira inteligente para impulsionar o crescimento e construir marcas duradouras e mais aderentes ao público.

O evento prosseguiu com paineis liderados por Paulo Schiavon, CRO da Unlimitail, e Samuel James, CDO do Grupo Carrefour Brasil, que discutiram a importância da integração omnichannel e como os dados e insights do Retail Media podem ser usados para personalizar experiências de compras em diferentes canais, proporcionando consistência e relevância ao setor.

Diferenciais
Grandes nomes do varejo, incluindo Leonardo Rocha, do Grupo Casas Bahia, Paulo Sérgio Mariano, do GPA, Cibele Moraes, da Leroy Merlin e Carlos Lacerda, da Pague Menos, compartilharam suas visões sobre os obstáculos cruciais, como definição da visão e estratégia, governança e sistema de gestão, plataformas e tecnologia, formação e qualificação do time, atributos considerados essenciais para garantir o sucesso de crescimento no campo do Retail Media.

Segundo Paulo Sérgio Mariano, o GPA tem se diferenciado no campo do Retail Media por ter lojas físicas e conhecer o cliente, desenvolvendo práticas de atendimento que o encantam. “O posicionamento correto dos produtos e anúncios publicitários potencializam a venda e ficam na memória do consumidor”, afirmou. “Com mais de 8 milhões de acessos mensais, o e-commerce é considerado o principal pilar de crescimento para o Retail Media, com muito mais dados”, acrescentou.

Já Carlos Lacerda, deu detalhes sobre as estratégias do grupo Pague Menos e ExtraFarma. “Conectar marcas a clientes, gerando benefícios e poder de compra”, aclarou.

Colaboração
O primeiro dia de debate ainda abordou a inovação colaborativa ao reunir Henrique Casagranda, Diretor da Cadastra, Tiago Souto, Executivo do Grupo Panvel, e Ana Paula Duarte, diretora de mídia da Unilever. Eles compartilharam cases de sucesso inspiradores, demonstrando como a colaboração pode impulsionar resultados significativos no Retail Media. Para Ana Paula, a tendência vai muito além de uma simples mudança. “Não é apenas conversão, mas percepção de marca”, afirmou.

O sétimo e último quadro uniu Renato Saghi, da Daki, Fábio Amorim, da Pixel, e Marcelo Canabrava, da Topsort, que trouxeram à tona as dores e os desafios de iniciar uma iniciativa de Retail Media do zero e entregar um retorno significativo sobre o investimento. O painel, que contou com a presença de uma das empresas líderes no setor – a Topsort, reconhecida por sua presença multicontinental em 30 países – e a Daki – que surgiu há apenas 3 anos -, trouxe à tona discussões profundas sobre as estratégias de monetização e a estruturação de sistemas de gestão de campanhas no ambiente do Retail Media.

Sobre o Retail Media Show
O Retail Media Show 2024 tem como principal objetivo apontar o caminho das oportunidades em todas as fases do funil da jornada de compra para os times de varejistas e indústrias, preparando-os para enfrentar os desafios e explorar as receitas incrementais geradas pelo Retail Media no mercado brasileiro. O evento visa ainda fortalecer a área, destacando-a como estratégica e colaborativa.

O evento, realizado até esta quarta-feira (24), é realizado pelo Clube do Varejo com apoio institucional da NielsenIQ, Associação POPAI Brasil, Instituto Nacional do Varejo (INV), Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap) e, Associação Nacional de Marketing Promocional (AMPRO). A iniciativa tem patrocínio de grandes marcas que integram o ecossistema de Retail Media como: Kevel, Tenerity, Adsmovil, Cadastra, Árvore Digital, Move to Feel, Topsort, Unlimitail, Flywheel, LG Business Solutions, LiveRamp, Retail Media – DOOH, LED 10 – Paineis de LED e Criteo.

Serviço
Retail Media Show 2024
Data: 23 e 24 de abril de 2024
Horário: 10h às 20h
Local: Espaço APAS – Associação Paulista de Supermercados
Endereço: Rua Pio XI, 1200 – Alto da Lapa São Paulo – SP

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