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Restaurantes se tornam diferencial para supermercados

De Administrador SH
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Nos EUA, varejistas apostam em eventos especiais, shows e happy hours para atrair clientes para as operações de foodservice

Por Renato Müller

Diversas redes americanas de supermercados estão indo muito além da venda de alimentos para encantar seus clientes, impulsionar a fidelidade dos consumidores e aumentar o faturamento. O mais novo passo nesse sentido é transformar as áreas de foodservice das lojas em locais de eventos e entretenimento.

Isso é especialmente verdadeiro para bandeiras regionais, que não conseguem competir com os grandes players somente no preço dos produtos. Para essas marcas, desenvolver um “espírito de comunidade” ganha importância.

É o que acontece, por exemplo, na Mariano’s, uma bandeira do grupo Kroger no Meio Oeste americano: as lojas em Chicago passaram a contar com os eventos “Live at Mariano’s”, com música ao vivo e DJs todas as sextas-feiras, das 16h às 20h. O momento “sextou” vem tendo bons resultados, tanto nas lojas quanto nas redes sociais. “Embora tivéssemos eventos nas lojas desde 2010, sempre foi algo pontual. Agora, como parte de um programa permanente, temos tido uma grande resposta nas mídias sociais, especialmente no TikTok, e atraímos mais público para as lojas”, comenta Amanda Puck, diretora de desenvolvimento estratégico de marca da Mariano’s.

Com isso, a loja se transforma em um destino para os clientes: o público do entorno aproveita as apresentações para ter um momento de relax – e inevitavelmente consome algo durante os show ou compra algo para casa.

Na California, a rede Gelson’s tem visto seu bar de tapas e vinhos aumentar a base de clientes da empresa. “Temos clientes que visitam o bar e depois fazem suas compras, e uma boa parte dos clientes usa exclusivamente o bar em várias visitas ao PDV”, conta Sean F. Saenz, vice-presidente de produtos perecíveis da rede. Hoje, a bandeira, com 21 lojas, conta com bares de tapas em 15 unidades e planeja outras duas ainda este ano.

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