Home SeçõesDestaques Redes supermercadistas adotam iniciativas em prol do autismo

Redes supermercadistas adotam iniciativas em prol do autismo

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Redução da iluminação e a diminuição do som ambiente das lojas são algumas das medidas que as empresas vêm estudando

Desde a última terça-feira, 2, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, as 61 lojas do Amigão Supermercados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul passaram a disponibilizar vagas de estacionamento exclusivas para autistas. A expectativa é que as vagas estejam identificadas nos próximos dias, já que há um cronograma de implantação. De fácil acesso, as vagas preferenciais se somarão às disponibilizadas para idosos e pessoas com deficiência (PCD).

A empresa também oferece a partir desta semana treinamento online para os cerca de 10 mil colaboradores. Na plataforma de capacitação que os colaboradores acessam, o conteúdo explica, por exemplo, que o cordão de crachá ou pingente com quebra-cabeça é usado para identificar pessoas com autismo, já o símbolo de girassol é usado por pessoas com deficiências ocultas. Há ainda dicas para que a equipe possa auxiliar pessoas com autismo.

A companhia está estudando outras medidas, como a redução da iluminação e a diminuição do som ambiente das lojas, já que uma das características do autismo é a sensibilidade à luz e auditiva. Em prol da inclusão, o Amigão Supermercados também oferece vagas permanentes para PCD.

Numa parceria inédita com o projeto social TEAcolher, entidade sem fins lucrativos, os colaboradores das mais de 40 lojas do grupo Enxuto, receberão treinamentos, mentoria e participarão de palestras e workshops ministrados por especialistas em neurodiversidade.

“Estamos empenhados em criar espaços onde todos os nossos clientes se sintam verdadeiramente acolhidos e respeitados. Esta parceria com o TEAcolher Brasil é um passo fundamental para tornar nossas unidades locais exemplos de inclusão e diversidade”, afirma Samuel Vânio Costa Júnior, CEO do Enxuto.

Por meio dos especialistas do TEAcolher Brasil, os colaboradores do Enxuto serão preparados para compreender e atender às demandas específicas dessa comunidade. O intuito é oferecer ao time do Enxuto a possibilidade de compreenderem o universo neurodiverso, para que saibam como agir em diferentes situações, fazendo das lojas do Enxuto, espaços acolhedores, respeitosos e seguros para todas as pessoas, independentemente de suas características neurodiversas.

“Estamos ansiosos para termos todos os nossos colaboradores 100% treinados, levando a informação e contribuindo para um ambiente mais inclusivo. Dessa forma reduzindo a discriminação e o preconceito, valorizando cada vez mais a capacidade de cada um e as suas limitações”, destaca Doane Christina Moda, Diretora de Marketing do Enxuto.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada