Desde 14 de outubro, os clientes da Rede Litoral, uma associação de 22 supermercados e 38 lojas presentes em nove cidades do litoral sul de São Paulo e Vale do Ribeira, convivem com a maior ação promocional da região em toda a história. A campanha, idealizada e desenvolvida pela StarMKT, faz parte das comemorações dos 25 anos da rede.
A Rede Litoral vai distribuir 10 mil prêmios até o próximo dia 30 de novembro. “São, em média, cerca de 200 prêmios por dia. Nenhuma outra rede de supermercados do litoral paulista já distribuiu tantos prêmios, é um marco no varejo da região”, diz o CEO da StarMKT, Marco Toniolo. Para participar da campanha, o cliente deve fazer uma compra mínima de R$ 60, que lhe dá direito a uma raspadinha para abrir e ganhar o prêmio na hora.
Ao comprar R$ 20 em produtos participantes o cliente ganha mais uma raspadinha, desde que a compra mínima também seja de R$ 60. Entre os prêmios, ele pode levar para casa frigideiras Polishop, conjuntos de potes Tupperware, jogos de facas e vales-compra de R$ 50 para serem utilizados nas lojas participantes.
A campanha conta com uma estratégia de parcerias trade marketing, com 33 marcas patrocinadoras. A StarMKT implementou uma estratégia de cotas com verba e contrapartidas para as marcas que vão de Mídia TV, pontos extras e até presença de produtos nos jornais de ofertas. “A expectativa é que as empresas participantes tenham um crescimento médio 15% nas vendas, enquanto para a Rede Litoral prevemos um incremento de mais de 10%”, esclarece Emerson Soares, vice-presidente da StarMKT.
A parceria entre a StarMKT e a Rede Litoral teve início em abril de 2023. De lá para cá, a agência já criou outras oito ações promocionais, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, que exigiram investimentos de mais de R$ 3 milhões. Mais de 50 indústrias participaram das campanhas, com uma média de 10% de crescimento nas vendas dos produtos participantes.
Ações de trade marketing e rebranding – A StarMKT trabalha com essa estratégia trade marketing há 22 anos e já implementou mais de 100 campanhas no modelo de ganha-ganha, que promove um diferencial competitivo com aumento de vendas para o varejo e para a indústria. Além da campanha que está no ar, neste ano a agência desenvolveu também o rebranding da Rede Litoral por conta dos 25 anos. “Tornamos a marca mais clean e moderna e o nome ganhou mais presença e legibilidade, facilitando a leitura”, comenta Toniolo.
A varejista também ganhou um novo slogan: “Rede Litoral, a rede da sua cidade”. O objetivo, segundo Toniolo e Soares, foi reforçar o posicionamento da marca como a rede de vizinhança do litoral paulista. “O movimento vem ao encontro da estratégia de tornarmos a Rede Litoral referência no varejo de autosserviço de vizinhança e valorizar sua história com os moradores do litoral paulista”, comentam.
A Rede Litoral tem lojas nas cidades de Santos (Aldeias, Barros, Empório Bolshoi, Forte da Barra, Fransue, Litoral, Mercado Martinho Rodrigues, Varandas e Vip), Guarujá (Forte Itapema e Joia), São Vicente (Ao Fiel Barateiro, Casa Luanda, Minimercado São Francisco, Talismã e D’Pinho), Praia Grande (Figuerôa e Esmeralda), Itanhaém (Saito), Peruíbe (Baba), Cubatão (Bonsucesso), Jacupiranga e Cajati (Família Galera em ambas). Os dois últimos estão no Vale do Ribeira. Juntas, as unidades somam mais de 2,2 mil colaboradores e registra mais de 18 milhões de cupons de vendas de loja emitidos em 2023.