Home SeçõesLojas Rede gaúcha de supermercados aposta em nova marca de atacado

Rede gaúcha de supermercados aposta em nova marca de atacado

De Administrador SH
0 Comente

Após adquirir três lojas do Carrefour, Grupo Asun converte unidades para a bandeira Leve Mais Atacado, nova marca do segmento da rede

O mercado, nos últimos anos, se movimentou ao crescimento de redes de supermercados voltadas ao atacado e varejo, devido a grande procura do público pela variedade de produtos e preços mais em conta, aumentando a demanda do investimento em lojas que atendessem essa demanda e exigência do consumidor.

Estudo realizado pela Nielsen e publicado pela revista SuperHiper (veja na edição 557, abril/2023, pág. 29), registrou um crescimento do setor atacadista em importância de ticket médio e volume de compras. Em termos nominais, o crescimento foi de 7,1% no último ano, com faturamento de R$ 308,4 bilhões.

O Grupo Asun pretende entrar com força e ser uma das principais no segmento de atacado com a sua nova marca: a Leve Mais Atacado. Em recente negociação com o grupo francês Carrefour, a empresa gaúcha adquiriu três lojas que já estão funcionando na Região Metropolitana de Porto Alegre e interior do estado — as unidades com a bandeira Asun Supermercados e Leve Mais Atacado inauguraram em dezembro de 2022.

Antonio Ortiz, presidente do Grupo Asun, avalia que o negócio com os franceses acrescentará 15% ao faturamento total da companhia em 2023 — cerca de R$ 215 milhões a mais. “A nova marca (Leve Mais Atacado) representará 25% das vendas de todo o Asun. Uma fatia considerável para o esforço que estamos fazendo para que nossa presença se consolide cada vez mais no mercado”, afirma Ortiz.

Antonio Ortiz – presidente do Grupo Asun

Negócios em alta no litoral

O presidente lembra ainda da robustez do grupo na região litorânea do Rio Grande do Sul. No período de maior intensidade do verão, as vendas aceleraram e o faturamento decolou. Em 2020/2021 as vendas atingiram R$ 271 milhões entre dezembro e fevereiro. Em 2021/2022, R$ 358 milhões. Já para 2022/2023, o Asun projeta faturar R$ 442 milhões. “Nossa segunda loja aberta foi no litoral gaúcho e aqui fincamos raízes. Estamos presentes nas principais praias, que hoje são cidades totalmente desenvolvidas e isso impulsiona para que as vendas nesta região se intensifiquem nesta época do ano”, avalia o executivo.

Faturamento expressivo e mais empregos

Com 40 lojas espalhadas pelo litoral gaúcho, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e interior, o Asun fechou 2022 com um faturamento de R$ 1,3 bilhão — ante o valor aproximado de R$ 1 bilhão de 2021.

Atualmente, o Grupo Asun conta com cerca de 4 mil funcionários e abriu mais 200 vagas nos três novos pontos. “Fizemos a recontratação de 300 pessoas que atuavam nas lojas Maxxi, que pertenciam ao Carrefour. Em cada unidade eram 100 funcionários e elevamos este número para 600”, destaca o presidente.

Fotos: Thales da Silva e Lourenço Marchesan

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada