Profissional vai liderar uma equipe de 200 pessoas espalhadas pelo País, dedicadas a desenvolver, junto com aos clientes, as categorias em que a companhia atua
O Grupo Reckitt, multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, que possui grandes marcas em seu portfólio, como Veja, Vanish, SBP, Sustagen, Jontex, Luftal e Veet, tem um novo diretor de vendas para o canal farma e força de vendas médicas, parte da Reckitt Comercial. Alan Smelstein é administrador de empresas pela PUC-SP, e tem pós-graduação na FIA, além de acumular experiência de 11 anos no Grupo Reckitt.
Smelstein chegou à companhia em 2011, por meio do programa de trainee, na área de Sales & Marketing. Em 2013, passou 6 meses no escritório da Reckitt na Venezuela, liderando a revisão de estratégia de mercado no país latino. De volta ao Brasil, ainda assumiu a posição de gerente de trade marketing de Veja, gerente sênior de trade marketing Latam, África e Ásia antes de encerrar sua primeira passagem pelo Grupo Reckitt como gerente de nacional de contas. Após dois anos à frente da estratégia comercial para Caribe e América Latina na Red Bull, Smelstein voltou a Reckitt em 2020 na área de vendas da unidade de saúde, liderando a área de trade marketing e, na sequência, em contato com as maiores redes de farmácias do Brasil.
Agora, como diretor de vendas, Smelstein vai liderar uma equipe de 200 pessoas espalhadas pelo País, dedicadas a desenvolver, junto com os clientes da Reckitt, as categorias em que a companhia atua, aumentando a presença e penetração das marcas. Particularmente, o foco estará nos medicamentos isentos de prescrição, como Naldecon, Strepsils, Nuromol e Luftal e marcas icônicas como Jontex, Olla e SBP, entre outras. Segundo ele, parte dos planos para a nova função é gerar valor para a categoria com inovação e reconhecer as farmácias como impulsionadores do cuidado com a saúde, muito além dos pontos de varejo.
Ele analisa: “Mais do que nunca, a categoria de saúde no Brasil e as marcas de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) estão alcançando uma relevância significativa, um reflexo da mudança da relação dos brasileiros com a própria farmácia, principalmente no pós pandemia. O grande impulsionador da estratégia da Reckitt Health Comercial é lançar medicamentos que contenham diferenciais, tragam soluções cada vez melhores para os nossos consumidores e gerem valor para categoria e para os nossos parceiros comerciais”.
A Reckitt Comercial está na categoria de analgésicos, a maior dentro dos medicamentos isentos de prescrição, com duas marcas: Nuromol e LuftaFEM. “O mercado de analgésicos soma mais de R$6 bilhões em vendas anualmente (IQVIA FMB), portanto é um segmento repleto de oportunidades. Lançamos ambas as marcas em 2021, com uma fórmula que une reconhecidos ativos (paracetamol e ibuprofeno) em um único comprimido, se tornando os primeiros analgésicos do país com essa combinação, depois de mais de 10 anos sem inovações relevantes”.