Home SeçõesDestaques Promoções e IA são prioridades para os supermercados

Promoções e IA são prioridades para os supermercados

De Renata Ruiz
0 Comentário

Conheça 5 tendências que marcarão o setor supermercadista neste ano nos Estados Unidos

Por Renato Muller

Em 2024, os supermercados americanos pretendem ampliar o volume de promoções, apresentar experiências de compra mais integradas, impulsionar o uso de Inteligência Artificial, promover uma melhor identificação das características saudáveis dos produtos e oferecer mais experiências na área de foodservice. Essa é a conclusão do 2024 Grocery Innovation Outlook, estudo realizado pelo Acosta Group.

“Acreditamos que este ano será tão complexo quanto 2023, mas marcas e varejistas estarão mais preparadas para entender melhor os consumidores e promover um crescimento sustentável para seus negócios”, afirma Colin Stewart, VP Executivo de Business Intelligence da Acosta.

Com base em estudos proprietários e entrevistas com especialistas do setor, a consultoria identificou 5 grandes áreas de inovação para este ano:

  • Promover para crescer

Em 2024, o orçamento apertado fará com que os consumidores continuem priorizando ofertas e promoções. Cabe ao varejo e à indústria encontrar formas de fazer com que suas ações se destaquem em um cenário cada vez mais concorrido. “O uso da retail media, com um ROI mensurável, será cada vez mais importante para que as estratégias entreguem resultados”, afirma Stewart.

  • Experiência que encanta o cliente

A jornada de compra não é linear – e conquista o cliente quem consegue estar próximo dele durante todo esse caminho tortuoso. O uso de tecnologia para identificar e acompanhar o consumidor ao longo de uma jornada que é online e offline será ainda mais importante. Ações integradas de trade, marketing e retail media vão ganhar força, ao lado da otimização do estoque das lojas físicas e da personalização do sortimento no digital.

  • IA para trazer eficiência

Embora a IA Generativa seja o grande buzz do momento, a Inteligência Artificial terá um papel ainda mais importante no aumento da eficiência operacional dos negócios. Recomendações personalizadas, recompensas exclusivas, sortimento mais eficiente, melhor previsão de demanda, aumento da eficiência logística e desenvolvimento de produtos de acordo com os insights dos clientes são áreas em que a IA pode trazer grandes ganhos.

  • Mais saúde nos alimentos

A rotulagem dos produtos ganhou destaque no ano passado com a aprovação do California Safety Food Act, que prevê um prazo até 2027 para que as empresas ajustem a produção para eliminar o uso de vários aditivos químicos, o que deverá levar ao crescimento da demanda por itens saudáveis e orgânicos. A rotulagem dos produtos também mudará e será preciso dar mais atenção ao que não está contido nos alimentos, visando mostrar aos clientes os benefícios de cada item à saúde.

  • Novas ocasiões de consumo

Os supermercados deverão intensificar a concorrência pelos clientes de foodservice neste ano, entrando em uma seara onde já estão os restaurantes, bares e lojas de conveniência. O varejo vê oportunidades para aumentar a oferta de refeições prontas ou preparadas sob encomenda, com uma boa relação custo/benefício. Parcerias com restaurantes locais e desenvolvimento de food halls também deverão crescer ao longo de 2024.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada