Home SeçõesInternacional Projeto europeu quer ter “loja sem desperdício” comandada por IA

Projeto europeu quer ter “loja sem desperdício” comandada por IA

De Administrador SH
0 Comentário

Parceria do grupo sueco ICA com a startup Whywaste conta com solução de Inteligência Artificial que gera recomendações para que os gestores reduzam o desperdício de alimentos

A rede sueca de supermercados ICA anunciou nesta semana uma parceria com a startup Whywaste para desenvolver diversas iniciativas de redução de desperdício de alimentos nas lojas físicas. Entre elas, está a adoção de um “gestor digital de desperdício”: uma solução baseada em Inteligência Artificial e análise de dados que gera recomendações automáticas de ações a serem tomadas. O sistema foi desenvolvido pela Whywaste e pela ICAx, o hub de inovação do grupo varejista ICA.

A primeira versão do sistema entrou em testes no fim de 2019 em um supermercado da ICA em Gotemburgo, na Suécia, e levou o ponto de venda a reduzir a perda de alimentos em 40%. Com a expansão do projeto, diversas lojas da rede no mercado sueco passarão a contar com o sistema.

A ICA tem dois objetivos principais com o projeto: diminuir a quantidade de lixo gerada e aumentar a eficiência dos processos internos das lojas. Para isso, o uso mais intenso de indicações fornecidas pela Inteligência Artificial será estimulado a partir de mudanças de processos, como recomendações dadas pelo sistema diariamente durante o processo de checagem da validade dos produtos nas gôndolas. Dependendo da categoria, do volume de vendas e da quantidade em estoque, o sistema pode sugerir descontos, doações ou o uso dos produtos como ingredientes em áreas como a padaria ou a rotisseria.

“Com essa parceria, queremos avançar no desenvolvimento da tecnologia para combater o desperdício de alimentos. Acreditamos que esse projeto se tornará uma referência na gestão de alimentos no varejo global”, afirma Kristoffer Hagstedt, CEO da Whywaste.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada