Parceria do grupo sueco ICA com a startup Whywaste conta com solução de Inteligência Artificial que gera recomendações para que os gestores reduzam o desperdício de alimentos
A rede sueca de supermercados ICA anunciou nesta semana uma parceria com a startup Whywaste para desenvolver diversas iniciativas de redução de desperdício de alimentos nas lojas físicas. Entre elas, está a adoção de um “gestor digital de desperdício”: uma solução baseada em Inteligência Artificial e análise de dados que gera recomendações automáticas de ações a serem tomadas. O sistema foi desenvolvido pela Whywaste e pela ICAx, o hub de inovação do grupo varejista ICA.
A primeira versão do sistema entrou em testes no fim de 2019 em um supermercado da ICA em Gotemburgo, na Suécia, e levou o ponto de venda a reduzir a perda de alimentos em 40%. Com a expansão do projeto, diversas lojas da rede no mercado sueco passarão a contar com o sistema.
A ICA tem dois objetivos principais com o projeto: diminuir a quantidade de lixo gerada e aumentar a eficiência dos processos internos das lojas. Para isso, o uso mais intenso de indicações fornecidas pela Inteligência Artificial será estimulado a partir de mudanças de processos, como recomendações dadas pelo sistema diariamente durante o processo de checagem da validade dos produtos nas gôndolas. Dependendo da categoria, do volume de vendas e da quantidade em estoque, o sistema pode sugerir descontos, doações ou o uso dos produtos como ingredientes em áreas como a padaria ou a rotisseria.
“Com essa parceria, queremos avançar no desenvolvimento da tecnologia para combater o desperdício de alimentos. Acreditamos que esse projeto se tornará uma referência na gestão de alimentos no varejo global”, afirma Kristoffer Hagstedt, CEO da Whywaste.