Home SeçõesDestaques Projeto realizado no Guarani Market propõe uma experiência de consumo diferenciada

Projeto realizado no Guarani Market propõe uma experiência de consumo diferenciada

De Edevaldo Figueiredo
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Aconchegante e moderna, arquitetura insere o supermercado na vida das pessoas

Um ambiente visualmente agradável e acolhedor ajuda a transformar as compras em um momento de prazer. O projeto arquitetônico que envolve uma loja do varejo alimentar passa por inúmeras análises com o objetivo de proporcionar bem-estar ao cliente, ajudando-o na sua jornada de compra e também, uma boa estratégia para aumentar a rentabilidade do negócio.

Foi o que a diretora da OpusDesign, Kátia Bello, desenvolveu, no Guarani Market, supermercado localizado na cidade de Amparo, no interior de São Paulo (SP), que inaugurou, em 2022, um novo projeto alinhado ao desejo dos consumidores: o Beer Pub, um espaço temático para os amigos se encontrarem e tomar um chopp artesanal, comer uns petiscos no próprio ambiente de vendas. “O Beer Pub é uma área de descompressão dentro do supermercado que tem por objetivo ampliar as formas de experiência de consumo e, por consequência, aumentar as formas de experiência de consumo através de uma metodologia que desenvolvemos não só de eficiência de arquitetura, mas a operacional, para que os supermercados consigam ser relevantes na vida da cidade na qual estão inseridos e, principalmente na vida delas e dos consumidores que o frequentam, com a oportunidade de serem envolvidos pela arquitetura, pelo design bem planejado, experimentando, assim, momentos memoráveis, e por certo, irão fidelizar a sua preferência”, comenta Kátia.

Espaço iluminado, espaçoso, pensado no fluxo de clientes

Experiência no ponto de venda

Os projetos de design de varejos alimentares estão muito relacionados em conquistar o cliente, já que planejar as idas ao supermercado faz parte (ainda, em um mundo digitalizado) do dia a dia das pessoas. “Fazemos inúmeras análises para desenvolver em um projeto de supermercado, que precisa ser minucioso, pois apresentam uma complexidade maior de instalações, com investimentos representativos, tais como: balcões refrigerados que devem ser definidos com precisão na fase de projeto, porque, os equipamentos não são de fácil remanejamento no layout. No caso de supermercados, ajustes em um layout de loja, que não são bem planejados, podem gerar custos desnecessários. Portanto, é de extrema importância que o projeto seja conduzido por profissionais com vasta experiência em supermercados e suas especificidades”, explica a profissional.

Sem erros

De acordo com Kátia Bello, o planejamento da arquitetura de um supermercado é importante para que o investimento seja assertivo, tanto na vida útil do edifício, quanto na operação da loja. “Com um bom projeto e escolha de materiais assertivos, consegue-se economizar bastante, e, além de economizar, criar um espaço que seja relevante e significativo. As decisões de projeto podem, inclusive, impactar no custo fixo de uma loja, devido fatores como o gasto com manutenção ou eficiência, onde mal definidos ou sem um planejamento, poderão sobrecarregar a operação da loja”.

Layout bem desenhado proporciona momentos agradáveis aos clientes

Pontos a analisar

Pensar na conexão que o projeto terá com cliente é fundamental. Para a diretora da OpusDesign, Kátia Bello, os primeiros pontos analisados são o terreno, com suas características físicas e o entorno, ou seja, a região onde o terreno está inserido, as diretrizes de uso do solo, as regras do que se pode construir ou não, e também as regras do urbanismo da cidade. “A análise das características da região, as necessidades do público alvo, seus costumes e demandas são fundamentais para o início do projeto. É muito importante que tudo isso seja contemplado no design do supermercado, além, claro, das características operacionais de cada loja em particular, como por exemplo: um supermercado situado na entrada de uma cidade dormitório, que receberá um fluxo grande de clientes em um intervalo de tempo pequeno, quando as pessoas estão voltando para suas casas e passam no supermercado para fazer as compras; caso o projeto não contemple as implicações desse fluxo concentrado de pessoas, por certo, irá prejudicar as vendas do supermercado”, finaliza Kátia Bello.

 

Fotos: Evelyn Muller

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