Home SeçõesDestaques Programa do Grupo Pão de Açúcar estimula ações voluntárias entre colaboradores

Programa do Grupo Pão de Açúcar estimula ações voluntárias entre colaboradores

De Renata Ruiz
0 Comentário

Projeto “Colabora” tem resultado bem expressivos, ultrapassando mais de 100% da meta estabelecida

Cada vez mais, a agenda social tem ocupado lugar de destaque no âmbito empresarial. Segundo dados do IBGE, nos últimos cinco anos, a participação em trabalhos voluntários passou de 461.000 para 554.000 pessoas, um aumento em 20% na capital paulista. À medida que o movimento cresce, o GPA reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o envolvimento comunitário por meio do seu programa de voluntariado corporativo, o “Colabora”, lançado em 2022 e gerido pelo Instituto GPA.

O Instituto GPA, responsável pelas iniciativas de impacto social do GPA, desenvolve e organiza uma agenda de atividades voluntárias junto a instituições parceiras e também fomenta uma plataforma de autosserviço de ações voluntárias, desenvolvida pela Atados, que conecta os funcionários com ações voluntárias remotas e presenciais demandadas por organizações sociais de todo o país. O colaborador também tem a oportunidade de escolher o tipo de ação e a causa que melhor se alinham ao seu propósito e rotina.

“Desde o lançamento do Colabora, no ano passado, os resultados têm sido expressivos e estamos acompanhando mês a mês essas ações ganhando mais força e mais conexão com a cultura do GPA. Até agora, são cerca de 400 colaboradores ativos na plataforma e mais de 260 participações voluntárias no ano, ultrapassando em mais de 100% da meta estabelecida para o período. O Colabora está se consolidando como um catalisador de transformações positivas, para os colaboradores que participam e para as organizações apoiadas.”, afirma Renata Amaral, gerente do Instituto GPA.

Para Beatriz Almeida, Analista de Desenvolvimento de Produtos, o Colabora é uma oportunidade não só para quem quer começar, mas também para quem já é voluntário. “A plataforma conta com várias opções de ações que agradam a todos e isso mostra o quão comprometido o programa é. Quando você faz algum tipo de voluntariado, você não ajuda só o outro, mas principalmente a si mesmo, e estar em uma empresa que nos incentiva a isso mostra que suas missões e valores não ficaram só no papel, foram colocadas em prática”, destaca Beatriz.

As ações acontecem em todo o território nacional e envolvem atividades como montagem e entrega de cestas básicas, plantio de mudas, mentoria profissional para jovens que estão em fase de ingresso no mercado de trabalho, revitalização de espaços em instituições parceiras, doação de sangue, entre outros. Nesse mês do voluntariado, também fomentando a colaboração entre empresas, uma das ações foi realizada em parceria com a Heineken. Na ocasião, mais de 70 colaboradores de ambas as empresas atuaram como voluntários em uma ação social no Projeto Arrastão, uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo, em São Paulo, que vivem em condição de vulnerabilidade social. Além de incentivar a transformação social, a parceria com outras companhias é uma forma de interação e integração entre colaboradores de ambas as empresas.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada