Home SeçõesESG Prezunic implementa coleta de óleo usado em lojas da rede

Prezunic implementa coleta de óleo usado em lojas da rede

Ação busca realizar a destinação adequada do resíduo e conscientizar o público sobre a importância do descarte consciente

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por meio do programa “Renove o Meio Ambiente”, a rede de supermercados Prezunic implementou pontos de coleta de óleo de cozinha usado em suas lojas distribuídas pela capital carioca, Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A ação, realizada em parceria com a Cargill por meio da marca Liza, busca realizar a destinação adequada do óleo de cozinha usado e conscientizar o público sobre a importância do descarte consciente do produto. Se descartado incorretamente, os resíduos podem gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a contaminação da água e do solo, além de sua impermeabilização.

Leia mais:

Os pontos de coleta instalados nas lojas Prezunic estão localizados em locais estratégicos, próximos à entrada de cada unidade. Além do óleo de cozinha usado, garrafas PET utilizadas pelos clientes para acondicionar o produto também são coletadas e encaminhadas para cooperativas de reciclagem.

Como descartar

Para recolher o óleo usado em casa e encaminhá-lo a uma das lojas Prezunic, basta seguir três passos:

  • Após usar o óleo em casa, deixe-o esfriar;
  • Como a ajuda de um funil, armazene o resíduo em um recipiente descartável com tampa, como uma garrafa PET;
  • Quando o recipiente estiver cheio, feche-o bem e deposite-o num dos pontos de coleta no Prezunic.

Processos de reciclagem

No caso do óleo de cozinha usado, o material pode ser transformado em produtos sustentáveis, como o biodiesel – combustível de fonte limpa e renovável. Já os grãos, resultantes da reciclagem de garrafas PET, viram matéria-prima para a confecção de diversos itens, como roupas, placas de sinalização e material escolar.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada