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Plasvale celebra novo posicionamento de marca: “Entendemos que o momento pede leveza”

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a gerente de marketing, Samanta Junges Champi, revela detalhes sobre a jornada da empresa cujo portfólio ultrapassa 2 mil itens presentes em 30 mil pontos de venda em todo o Brasil, além de mais de 30 países

De Edevaldo Figueiredo
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Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a gerente de marketing da Plasvale, Samanta Junges Champi, contou um pouco sobre os quase 50 anos de atuação da empresa fundada na cidade de Gaspar, localizada na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina.

Nos conte sobre a história da Plasvale…
A Plasvale é uma marca de utilidades domésticas, que foi criada em 1977 em Gaspar (SC). No mix de mais de dois mil produtos estão potes marmitas, garrafas, organizadores, lixeiras, baldes, bacias, cestos e acessórios.

Os itens em plástico têm fabricação própria e são produzidos por um time de mais de 500 pessoas dentro dos mais altos padrões de qualidade e livres de bisfenol-A (BPA Free) – ou seja, são atóxicos. Já os produtos em outras matérias-primas são desenvolvidos e produzidos por uma rede de fornecedores credenciados.

É considerada uma das principais marcas do mercado no segmento de utilidades domésticas, tanto pela abrangência da linha de produtos quanto pela capilaridade da venda dos produtos, disponíveis em mais de 30 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de mais de 30 países.

Em 2024, chegamos a um novo e especial momento desta história, com o lançamento da nova marca e do novo posicionamento de mercado da Plasvale.

Nós incentivamos que as pessoas vivam o real da vida, movimentando suas vontades.

Qual a filosofia de trabalho da empresa?
Assim como o nosso novo posicionamento, que preza pelo real da vida, a Plasvale se relaciona com seus colaboradores, clientes e consumidores de forma objetiva, sempre com o propósito de atuar para que as pessoas possam movimentar suas vontades e realizar seus sonhos.

Por isso, o novo posicionamento “Cabe na sua vida. Fecha com você.” diz tanto sobre o nosso negócio: nós queremos estar próximos, nos comunicar com clareza e fazer com que os nossos produtos façam parte do dia a dia das pessoas.

Quantos colaboradores diretos e indiretos a empresa possui?
São cerca de 500 funcionários diretos em Gaspar (SC) e 100 representantes comerciais trabalhando ativamente em todo o país para fazer com que todos os produtos da marca cheguem aos lares dos consumidores.

Quantos metros quadrados possui a unidade fabril da empresa?
A empresa possui fábrica própria com mais de 16 mil metros quadrados de área construída. Esta área está em constante crescimento, tanto para atender a novas demandas, quanto para suportar o crescimento da produção própria. Além da produção, importa e distribui mensalmente produtos de diversas partes do mundo.

Vocês atuam em todo o Brasil? Exportam?
A empresa distribui seus produtos para todos os estados brasileiros, além de importar e exportar para mais de 30 países. São cerca de sete mil clientes ativos, em mais de 30 mil pontos de vendas.

Como vocês atuam na questão da sustentabilidade e economia circular?
A sustentabilidade é um tema transversal, que está em diversos setores e áreas de atuação dentro da Plasvale.

Na área industrial, por exemplo, a empresa está empenhada em reduzir ao máximo os desperdícios na produção. O que, de fato, há de excedente e poderia ser tratado como resíduo recebe uma solução inovadora e com demanda crescente: é reprocessado e se torna matéria-prima para a produção de lixeiras vendidas na linha Plasvale Eco.

Mas não são apenas os refugos e rebarbas da produção da fábrica que se tornam matéria-prima para as lixeiras desta linha. Temos uma parceria com a ONG Eco Local, que atua no recolhimento de descartes inadequados de plásticos em praias e oceanos. Tudo o que é recolhido passa por um tratamento e se torna também insumo para a Plasvale Eco.

A mesma ONG atua conosco em iniciativas de educação ambiental em escolas da comunidade onde estamos inseridos, promovendo a conscientização das novas gerações sobre a importância do descarte adequado não apenas do plástico, mas de todos os outros resíduos sólidos.

Outra iniciativa interna com um grande impacto é o projeto Coral de Minas. Junto ao Grupo Lince, do qual a Plasvale faz parte, e as suas demais empresas, a companhia apoia o reflorestamento plantando uma nova árvore a cada produto da linha Eco vendido na loja on-line.

Qual o nível de concorrência do setor? É bastante competitivo?
Com os cenários econômicos atuais e o acesso a produtos de forma globalizada, tanto para os pontos de vendas quanto para os consumidores, acredito que o olhar atento para a competitividade é uma das novas necessidades constantes já que há, sim, uma concorrência cada vez mais acirrada pela atenção e pelo investimento das pessoas. Nossa atenção está sempre dedicada a isso: de que forma podemos melhorar nossa competitividade, seja em relação a funcionalidade, design, custo ou qualquer outro atributo dos nossos produtos.

Qual foi o primeiro produto desenvolvimento pela empresa?
Em 1977 a Plasvale criou sua primeira linha de utilidades domésticas em plástico. Este mix era composto de utensílios de cozinha, potes, baldes, bacias e lixeiras. Sob o slogan “Plástico forte”, os produtos chegaram com a promessa de dar mais praticidade para a vida das pessoas.

Estes mesmos itens – obviamente adaptados para o atual cenário – seguem na nossa linha de produtos, que cresceu a partir daí, para que os nossos consumidores pudessem viver o real da vida, sempre acompanhados da Plasvale.

Qual é o produto líder de vendas?
As utilidades domésticas em plásticos, como potes, garrafas e utensílios domésticos no geral seguem na liderança no nosso mix. Acreditamos que isso tem relação tanto com um histórico de mais de 46 anos dedicados a esses produtos e com termos conseguido, durante este tempo, evoluir em design e tecnologia na mesma medida que a vida das pessoas foi mudando.

Nos fale um pouco dos últimos lançamentos…
Tivemos uma grande ampliação no mix de produtos, que foi acontecendo de forma gradativa, com a inclusão de itens em vidro, bambu, térmicos e outras matérias-primas. Então, penso que temos novidades em todas elas.

Nas utilidades domésticas em plástico, evoluímos a nossa linha tanto a partir de novas cores desenvolvidas internamente a partir de pesquisas de mercado nacionais e internacionais, quanto também em mais funcionalidades e melhorias em produtos já existentes. Também lançamos recentemente nossos primeiros produtos licenciados com os personagens Transformers e My Little Poney. Tivemos o fortalecimento das linhas de garrafas de água e marmitas, que conversam muito com o atual comportamento do consumidor.

Ainda dentro dos plásticos, as linhas de limpeza e banheiro também ganharam novos produtos, designs e funcionalidades. As opções em organizadores – desde caixas para volumes maiores quanto separadores de gavetas – também aumentaram bastante.

Estreamos a nossa linha de térmicos, com copos e garrafas multifuncionais, oferecendo tecnologia, design e funcionalidade ao mercado.

Na área de vidros, estamos trabalhando com linhas que aliam o desejo de uma mesa posta com a funcionalidade do dia a dia dos nossos consumidores. São copos, pratos, xícaras e diversos itens que têm o apelo de design, mas não fogem a se adaptarem à rotina das pessoas. O mesmo na linha bambu, que tem bandejas e outros itens que servem tanto para a mesa quanto para outras funcionalidades.

Que tipo de pesquisa de campo vocês realizam junto ao cliente final, a fim de entender as suas necessidades?
Temos um time de especialistas em desenvolvimento de produtos e comportamento de consumo que estão no mercado buscando tendências mundiais do segmento. Outra prática bastante recorrente é a realização de pesquisas próprias com consumidores finais, seja em pontos de vendas, on-line ou com grupos focais.

Gostaria de complementar alguma outra informação?
Sobre o novo posicionamento, acredito que seja importante contarmos um pouco mais sobre o nosso objetivo como marca. A Plasvale sempre foi aquela que dividiu com os consumidores todos os seus momentos. E, depois de quase 20 anos tendo como grande bandeira a utilidade e a organização, entendemos que o momento pede leveza.

Nosso convite como marca, é que o consumidor use os nossos produtos do jeito que cabe na sua rotina, para que sejam ferramentas para boas memórias e momentos felizes. Nosso dia a dia já é cheio de pressão, horários, entregas. Em casa, junto com a Plasvale, nosso desejo é que o consumidor movimente as suas vontades, faça o que lhe fizer bem. A hora de organizar vai chegar. Mas, antes dela, o momento da bagunça, de cozinhar, de brincar, de tirar tudo do lugar… também faz parte da vida.

Estamos muito orgulhosos desse novo momento, que coroa um período de intensas evolução interna e um alinhamento profundo sobre quem a Plasvale é e quem ela vai ser no futuro.

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