<< Voltar pra Home

Consumidor



Pesquisa revela hábitos de consumo na Páscoa

6 de abril de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Pesquisa revela hábitos de consumo na Páscoa”

Consumidores brasileiros buscam por produtos inovadores e diferenciados

A Páscoa é o principal feriado cristão. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, os cristãos somam 88.52% da população brasileira, divididos entre católicos apostólicos romanos (64.44%), evangélicos (22.1%), e o agregado das demais religiosidades cristãs (ex. ortodoxos, mórmons, testemunha de Jeová etc.), compondo cerca de 2% da população. Um mercado de quase 190 milhões de pessoas.

Um dos aspectos a serem observados por essa massa de indivíduos é a abstinência da carne no período da Quaresma, em especial, na Sexta Feira Santa. É aí que o bacalhau aparece. Mas, pelos dados do estudo IBEVAR – FIA Business School, recentemente lançado, cobrindo o período 2016 – 2023, o mais tradicional substituto da carne está diminuindo sua presença na mesa das famílias cristãs. O trabalho realizado com recursos de IA – Inteligência Artificial apurou que as vendas desse produto vêm caindo acentuadamente desde 2017. Na Páscoa de 2023 as vendas de bacalhau serão quase 40% menores que as ocorridas em 2017.

Podem-se apontar diversas causas para essa queda, entretanto, a principal, que praticamente explica completamente esse movimento descendente tem relação com o preço do produto e as restrições de renda dos brasileiros. Apenas para ter uma referência o bombom de bacalhau subiu 150%. Enquanto isso, nesse mesmo período, o rendimento médio real do pessoal ocupado encolheu 3%.

As vendas de ovos de chocolate, símbolo inequívoco da Páscoa, para 2023 deve registrar o mesmo nível que o observado em 2020, 2021 e 2022, mas quase 17% maior que o registrado nos anos 2018 e 2019, período anterior a pandemia. Tal expansão vem acompanhado de mudanças significativas no hábito de compras dos consumidores. A pesquisa IBEVAR – FIA Business School identificou quatro grandes tendências: Personalização, Gourmetização, Alternativas preocupadas com a saúde, e Produtos Inovadores.

Como afirma Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School: “O mercado brasileiro de Páscoa está passando por um período de rápida transformação, impulsionado pela evolução das preferências do consumidor e pelo desejo de produtos inovadores e diferenciados”.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede americana cria centros de inovação em cada loja

Com estratégia de expansão com lojas menores, Sprouts Farmers Market acelera inovação para responder às demandas dos clientes Renato Müller…
Image

Grupo Vanguarda realiza o Super Líder 2023 e apresenta metas para 2024

Cinco lojas foram premiadas e consideradas as melhores do ano, alcançando níveis de desempenho extraordinários, superando metas e rompendo barreiras…
Image

Ypê anuncia novo diretor digital e canais especiais

“Após atuar em multinacionais, hoje tenho orgulho de fazer parte de uma empresa 100% nacional”, declarou Alexandre Gyurkovits A Ypê,…
Image

Skyone recebe aporte de R$ 60 milhões

Investimento foi realizado pelo fundo de Venture Capital Bewater e será utilizado para expansão da scale-up A Skyone, líder no…