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Pesquisa detalha perfil dos consumidores no pós-pandemia

De Administrador SH
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Estudo desenvolvido no início do mês com consumidores de 14 países latinos, aponta novos padrões e crescimento do consumo

Em razão das mudanças impostas pela pandemia nos padrões de comportamento das pessoas, os hábitos de consumo sofreram mudanças drásticas nos últimos anos. Mas até onde essas transformações ditarão o futuro do consumo? Quanto de fato esse comportamento mudou?

O estudo, em formato online no mês de setembro, analisou 3.620 casos, entre homens e mulheres na faixa etária de 18 a mais de 51 anos e de todas as classes sociais de 14 países latinos, incluindo México, Brasil e outros países sul-americanos e da América Central.

Entre os pontos mais relevantes da pesquisa, o estudo olha para o comportamento ampliado do consumidor ano a ano, com mudanças profundas durante a pandemia. Segundo os dados, os consumidores estão mais exigentes e buscam cada vez mais por conveniência, serviços gratuitos, conforto e soluções mais rápidas, ampliando a conectividade e a imersão das marcas.

Outros números importantes dão conta do crescimento da preocupação das pessoas com o ambiente social, o desenvolvimento sustentável das marcas e o papel da tecnologia. As empresas precisam olhar para os novos padrões de comportamento para serem mais atrativas a esse novo consumidor. Outro ponto a ser levado em consideração é o lado emocional do consumidor, já que ele reflete direto nos negócios, principalmente no quesito de bem-estar global. 

Vida e alimentação saudável

Já o setor de alimentos sofreu com a pandemia. No entanto, os números mostram que a categoria figura entre as mais importantes no crescimento do consumo, sobretudo em relação a produtos funcionais e saudáveis. Sobre esse perfil de consumo, a Nestlé investe cada vez mais em ações de sustentabilidade, reforçando o compromisso de acompanhar as transformações no comportamento de seus consumidores: “Por termos 99% de penetração nos lares do Brasil, temos grande responsabilidade e não podemos decepcionar nossos consumidores. Nossas ações vão além da sustentabilidade para produção de alimentos mais nutritivos. Estamos preocupados com a saúde, o bem-estar e o envelhecimento de nossa população, queremos satisfazer cada vez mais suas necessidades”, afirma o CEO Marcelo Melchior.

O setor de roupas, calçados e acessórios é a categoria com mais alto potencial de crescimento, segundo a pesquisa. Com 46 anos de atuação no Brasil, a C&A quer melhorar a experiência digital de seus consumidores e vai investir mais em experiências de conexões para trazer uma jornada online e offline mais completa, sem deixar de lado as características positivas da empresa, como afirma o CEO Paulo Corrêa: “Temos histórico, somos democráticos e acessíveis a todos, é só lembrar do Sebastian nos anos 90, nosso garoto-propaganda era bailarino, negro e muito carismático. Acreditamos que a moda é uma plataforma de expressão e vamos investir em capacidades tecnológicas e inteligência dos dados porque ninguém vai querer comprar em uma loja que não houver conhecimento do consumo dele próprio. Estamos na infância dessa jornada tecnológica e estou empolgado com as possibilidades”.

O CEO da Leroy Merlin Brasil, Ignácio Sánchez Villares, também está otimista com o futuro. Para o executivo, as empresas precisam de confiança para ajudar a sociedade a se transformar e isso passa pela formação dos profissionais: Desde 2008 que investimos em ações inovadoras para crescer. Talento não tem gênero, nacionalidade, idade e pensar em diversidade é agir de formas diferentes em todos os aspectos. É inteligente reconhecer excepcionalidades nas pessoas para inspirar a todos fazerem o mesmo. Vamos engajar mais as pessoas para desenvolver tais pontos a longo prazo, com vontade de se transformar e transformar o entorno, procurando pessoas inteligentes e dando autonomia a elas”, afirma.

Fonte: Pesquisa Mosaiclab

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