Home SeçõesABRAS Pelo sexto ano seguido, Carrefour é líder no Ranking ABRAS – Smart Market

Pelo sexto ano seguido, Carrefour é líder no Ranking ABRAS – Smart Market

De Administrador SH
0 Comentário

Para o executivo Stéphane Engelhard, o maior desafio do setor é enfrentar a inflação e recuperar o cliente que saiu até do atacarejo por queda na renda

Renata Perobelli

Grupo Carrefour Brasil é líder absoluto de vendas e faturamento há seis anos consecutivos no país, como demonstra o Ranking ABRAS 2022 apresentado durante o “Smart Market”.

Desde o Ranking de 2017 até hoje, o grupo se mantém na liderança puxado principalmente pelo Atacadão que antes só atendia a pequenos comerciantes e transformadores, mas hoje recebe inclusive famílias das classes média e alta que buscam produtos mais em conta.

O Varejo de Alimentos como um todo faturou R$ 611,2 bilhões em 2021. O Carrefour e o Atacadão ficaram com 13% de total, ou seja, R$ 81,2 bilhões. A parcela do Atacadão que pertence ao grupo foi de quase 70% desse montante, ou seja, R$ 59 bilhões. Trata-se do maior distribuidor de alimentos do país

Durante o jantar em comemoração aos 25 premiados no Ranking, a SuperHiper conversou com o Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Carrefour.

Para o executivo, “liderar o Ranking pelo sexto ano seguido representa uma satisfação muito grande em meio a muito trabalho nesses dois últimos anos (da pandemia) bem difíceis e complicados, às vezes, até com decisões do Poder Público absurdas”.

Segundo ele, o maior desafio para o biênio 22-23 é a questão da inflação. Stéphane se preocupa em como retomar uma rota de poder aquisitivo da população que perdeu essa condição no ano passado para que possa continuar crescendo.

Stéphane comenta: “em 2021, praticamente todos os varejistas tiveram queda de volume. Cresceram pela inflação, mas de fato perderam volume. O grande desafio é ter um crescimento em volume e claramente em vendas pelo preço. O mais importante é que essa população que passou do varejo para o atacarejo e que saiu do atacarejo, volte a comprar.”   

Sobre investimentos, o VP do Carrefour disse: “ter negócios no Brasil é um aprendizado constante. Há 46 anos no Brasil, a gente pode dizer que conhecemos um pouco do país, mas na última hora a gente descobre que ainda tem muita coisa para aprender.”

A rede tem planos de seguir investindo na abertura de 20 a 30 lojas de atacarejo por ano e no varejo de lojas de conveniência. No ano passado, o grupo francês adquiriu seu terceiro player, o BIG (ex-WalMart Brasil).  O grupo Carrefour Brasil é a segunda maior operação do Carrefour no mundo e conta com mais de 720 pontos de vendas no Brasil.

O Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas, está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Tem em seus quadros 60 mil colaboradores nas 252 unidades de atacarejo e 33 atacados de entrega.

O Ranking Abras 2022 anunciado durante o “Smart Market” trouxe surpresas como a inclusão de mais cinco empresas do Varejo de Alimentos.

O segundo colocado no Ranking, Assaí, ficou com R$ 45,6 bilhões seguido pelo GPA, em terceiro, que apurou no período, R$ 29 bilhões.

Em quarto lugar, continua o grupo Mateus do Nordeste com faturamento total de R$ 17,9 bilhões, sendo 63% do Max Atacarejo que performou R$ 11,3 bilhões e R$ 6,6 bilhões do Mateus Supermercado.

A quinta posição do Ranking ABRAS 2022 ficou para o Supermercados BH que vem subindo de posição há dois anos seguidos. A rede mineira faturou R$ 11,1 bilhões em 2021.

***Foto: João Galassi, Presidente da Abras, Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Carrefour e João Sanzovo, presidente do Conselho da ABRAS***

Relação do Ranking

01 – Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire – Presidente

02 – Assaí Atacadista, Anderson Castilho – Vice-Presidente de Operações

03 – GPA, Marcelo Pimentel – Presidente

04 – Grupo Mateus, Marcelo Korber – Gerente de Relação com Investidores

05 – Supermercados BH, Pedro Lourenço de Oliveira – Presidente

06 – Grupo Muffato, Ederson Muffato – Sócio-Diretor

07 – SDB Comércio de Alimentos, João Alberto Pereira – Sócio-Diretor

08 – Cencosud, Maurício Ungari – Leal Officer e Relações Governamentais

09 – DMA Distribuidora, Roberto Gosende – Diretor

10 – Companhia Zaffari Comércio e Indústria, Jodimar Zaffari – Diretor Executivo

11 – Tenda Atacado, Marcos Samaha – Presidente

12 – Mart Minas, Matheus Neves – Diretor Administrativo Financeiro

13 – Grupo JC/Costa Atacadão, Jorge Costa Neto – Diretor Geral

14 – Grupo Koch, José Edvaldo Koch – CEO

15 – Savegnago Supermercados, Sebastião Savegnago (Chalin) – Presidente

16 – Sonda Supermercado, Delcir Sonda – Sócio Proprietário

17 – Líder Comércio e Indústria, Fábio Sena Rodrigues – Diretor Financeiro

18 – Atacadão Dia a Dia, Edis Amaral Oliveira – Presidente

19 – Grupo Zaragoza, Cleber Gomez – Diretor Presidente

20 – Grupo Bahamas, Jovino Campos – CEO

21 – CSD – Companhia Sulamericana de Distribuição, Marcos Pozzi – Diretor Comercial

22 – Grupo ABC, Valdemar Martins do Amaral – Presidente

23 – Supernosso, Vinicius Aroeira – Diretor Financeiro

24 – Angeloni, Atanazio dos Santos Neto – Diretor de Expansão

25 – Atakarejo, Teobaldo da Costa – Presidente

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada