Home SeçõesDestaques Pelo 2º ano consecutivo, Assaí integra o índice de sustentabilidade da B3

Pelo 2º ano consecutivo, Assaí integra o índice de sustentabilidade da B3

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Atacadista melhorou seu desempenho no indicador que avalia o comprometimento das companhias de capital aberto com a sustentabilidade empresarial

Assaí Atacadista passa a integrar, por mais um ano, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, o ISE-B3, instrumento da Bolsa de Valores brasileira que avalia as companhias que têm o comprometimento reconhecido com práticas de sustentabilidade em seus negócios.

A nova listagem é válida a partir de janeiro de 2024 e este é o segundo ano consecutivo que o Assaí integra a carteira, ocupando a 53ª posição.

A carteira apoia o mercado financeiro em suas tomadas de decisões de investimento e avalia a performance das empresas nos quesitos ESG. Entre os critérios de avaliação para integrar a listagem estão Governança, Gestão e Desempenho das instituições em aspectos de Capital Humano, Governança Corporativa, Modelo de Negócios e Inovação, Capital Social, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Risco Reputacional.

Além de integrar esta seleta listagem que reúne 78 empresas de 36 setores, o Assaí também foi reconhecido pelo Índice Carbono Eficiente, o ICO2 da B3. Este indicador reforça o comprometimento da rede com a transparência de suas emissões de carbono e com sua meta em reduzir 38% da quantidade de CO² até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015. Isto é: a meta de redução se baseia na quantidade de um parque de lojas que, à época, contava com 95 unidades e hoje tem 288 unidades, o que demonstra o forte compromisso do Assaí em reduzir o impacto de sua operação.

Listado na Bolsa de Valores de São Paulo e de Nova Iorque desde 2021, o Assaí, atualmente, está presente em 24 Estados além do Distrito Federal e possui cerca de 80 mil colaboradores(as) em todo o País.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan. Está presente nas cinco regiões do País com mais de 280 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui cerca de 80 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. É ainda uma Corporation, ou seja, uma Companhia sem um único controlador. O Assaí integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral), além de ser eleita Top of Mind na categoria “Atacado” e “Supermercado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. No mesmo ano, o Assaí foi certificado, pela segunda vez consecutiva, com o selo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada