SuperHiper fez uma retrospectiva do painel apresentado em 2023, e convidou o Diretor Executivo Comercial do Carrefour Varejo, Victor Guedes, para analisar alguns pontos relevantes
Ao longo dessas últimas semanas publicamos algumas retrospectivas dos painéis apresentados na segunda edição do Smart Market ABRAS, relembrando um pouco do que foi discutido e do que foi construído ao longo destas duas edições. A terceira edição acontecerá agora dia 09/04, reunindo novamente as 10 comunidades para discutir todo este conteúdo gerado nas edições anteriores.
A área comercial depende fortemente do relacionamento com os fornecedores de cada categoria, sendo responsável por determinar preventivamente a margem de lucro da empresa. Nas edições anteriores, os participantes deixaram claro que os indicadores são de extrema importância, apontando melhorias. Na edição passava, o painel moderado pelo CEO da B-Retail, Sandro Benelli, os painelistas, Jorge Ortiz, sócio- fundador e CEO da Pricemet, João Alberto Pereira, vice-presidente Comercial e de Marketing do Grupo Pereira e José Sarrassini, vice-presidente comercial e de logística no Grupo Savegnago, apontaram a importância da comunicação como peça-chave para alinhamento de todas as áreas da empresa, permitindo posicionamento de decisões.
A SuperHiper conversou com o Diretor Executivo Comercial Carrefour Varejo, Victor Guedes, e pediu a ele a sua opinião do que foi apresentado, como a sua empresa se posiciona e quais ele usa.
Para Guedes, um dos indicadores que ele considera mais importante está dentro do pilar CMV (Custo de Mercadoria Vendida). Durante o painel, foram discutidos o detalhamento do CMV por comprador, por fornecedor e por área de compra. “Vale ressaltar que todos são relevantes, mas o CMV por categoria, comprador, verba, quebra e custo financeiro oferece uma boa visão da gestão e construção do resultado”, sugeriu Guedes.
Perguntamos também se há algum indicador a ser aprimorado, para Guedes, o pilar de Apuração de Resultado, assim como o market share poderia ser melhor explorado, para fazer uma comparação com o mercado.
Enquanto novos indicadores, Guedes sugeriu monitorar e apresentar o que está sendo feito no mercado, trazendo as novas tendências que estão influenciando o varejo alimentar. “Atualmente, existem categorias que vêm mostrando uma performance que pode nos alertar para uma nova ou até mesmo uma possível mudança de tendência, seja por formato, região, classe social entre outros fatores. Esse indicador ajudaria a maximizar mais rapidamente as categorias com esse potencial. Outra sugestão seria maior granularidade das informações, por categorias, subcategorias, itens, tickets entre outros, sendo possível chegar até esses detalhes”, finalizou Guedes.
Painel Comunidade Comercial 2024.
Neste ano, o painel da comunidade comercial é formado por:
Moderador: Mikelyson Gois – Diretor Comercial da RedeMAIS RN
Painelistas:
- Caio Lira – Diretor Comercial do Dom Atacadista
- Paulo Ivasko – Diretor Comercial do Grupo Ivasko
- Adriano Ferreira – Diretor Comercial Supermercados Bruda
Participe desta nova edição, inscreva-se no site do Smart Market ABRAS 2024