<< Voltar pra Home

Consumidor



Novo design de embalagem acelera vendas de embutidos

27 de setembro de 2022
 - 
22:08
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Novo design de embalagem acelera vendas de embutidos”

Equipe multidisciplinar atuou no projeto para uma impressão mais sustentável e redução no uso de plástico

Os números de vendas da tradicional indústria de frios especiais Ceratti comprovam o sucesso de um projeto desenvolvido a muitas mãos. A inovação e expertise da Sealed Air, indústria líder na fabricação de embalagens e soluções de proteção, e de uma das líderes mundiais em fabricação de chapas flexográficas, a DuPont ™Cyrel® Solutions, foram fundamentais para que a Ceratti consolidasse, por meio de suas embalagens, o novo posicionamento de marca para a linha de fatiados.

A partir da colaboração entre os vários elos da cadeia de embalagem, norteados pela inovação, a Ceratti ganhou uma embalagem inovadora nesta categoria de produto. “Antes, tínhamos diversas linhas com diferentes apelos visuais. O material da embalagem era todo laminado e com brilho, sem destaque para a marca. Por isso, a nova embalagem foi fundamental para nos diferenciar na prateleira e reforçar o posicionamento da marca”, comenta Joseane Rocha, Supervisora de P&D Embalagens na Ceratti.

Para a empresa, os aspectos sustentáveis e seguros das soluções da DuPont e da Sealed Air foram fundamentais para o sucesso do projeto. “Hoje oferecemos uma das linhas de fatiados mais completa do mercado em embalagens mais sustentáveis e com um design inconfundível para o consumidor, desde a mortadela ao presunto cru. A aplicação do verniz mate localizado permitiu ainda mantermos janelas de tamanhos variados e de acordo com o produto e destacar, com brilho, elementos como o logotipo. Essa tecnologia foi essencial para diferenciar a linha no PDV”, Bruno Alves, Gerente Executivo de Marketing.

Além do aumento de 44% nas vendas nos últimos dois anos, esta mudança posicionou a Ceratti na vanguarda das embalagens para embutidos, atendendo aos novos hábitos de consumo, pautados por conveniência, sofisticação e sustentabilidade, conforme explica o líder da Sealed Air. “Temos imenso orgulho em fazer parte deste projeto colaborativo e inovador para o desenvolvimento de uma embalagem de tamanho sucesso, que garante total proteção ao produto por sua estrutura de alta barreira, que utiliza menos material e com um design diferenciado e de grande atratividade no PDV”, finaliza Melo.

A construção do projeto

A busca por diferenciação no ponto de venda e pela comunicação de um posicionamento premium, aliados à tradição do artesanal, possibilitaram que o branding fosse além da identidade visual: a embalagem também precisava ser reformulada. A agência CP+B foi a responsável pela criação da nova identidade que contemplou a aparência de papel kraft com uma ilustração que traduzisse os atributos de uma marca autêntica, artesanal e cheia de história.

As embalagens Cryovac foram produzidas pela Sealed Air com a missão de garantir uma embalagem que trouxesse a aparência de uma caixa de papel kraft, reforçando os atributos da marca Ceratti. Ao mesmo tempo, havia o desafio de reduzir a espessura do filme protetor, sem comprometer a barreira de proteção do produto que garante a sua integridade.

“Faz parte do nosso compromisso global de sustentabilidade prover soluções que reduzam o consumo de material, sem comprometer a proteção dos produtos dos nossos clientes” explica Fabio Godeia de Melo, Diretor de Marketing Brasil e Líder para o Mercado de Proteínas da Sealed Air na América Latina. Por meio da tecnologia da empresa, as novas embalagens de fatiados da Ceratti usam 30% menos plástico em sua composição em comparação às estruturas de produtos da mesma categoria. Em um ano foi possível reduzir em 8,8 toneladas o consumo de plástico usado nesta linha. “No caso da Ceratti unimos inovação, com foco em sustentabilidade, a um design inédito graças à aplicação localizada de verniz mate. O projeto foi coordenado em conjunto com o Cryovac Studio, nosso departamento de desenvolvimento de embalagens”, comenta Melo.

Para alcançar o sucesso na composição da embalagem, a Sealed Air contou com a tecnologia de gravação de chapas flexográficas DuPont ™Cyrel® FAST. A solução é composta por chapas e equipamentos de gravação que eliminam o uso de solventes no processo de revelação da chapa, entregando qualidade, produtividade e sustentabilidade. A solução da DuPont garante um impacto de GWP (Potencial de Aquecimento Global) 38% menor e um consumo de NRE (Energia Não Renovável) 56% menor em comparação ao processamento digital com solvente.

“A DuPont se orgulha por mais de 20 anos de expertise tecnológico na gravação térmica e em ver que o sistema Cyrel® FAST, com mais de 1.500 equipamentos instalados no mundo, entrega resultados impactantes para os seus clientes. A preocupação em deixar uma menor pegada ambiental está presente em cada passo do processo e o case Ceratti é um grande exemplo do poder de se combinar tecnologia, criatividade e dedicação de múltiplos times na busca por soluções inovadoras, capazes de alavancar as vendas de um produto via embalagem”, comenta Vinicius Pinho, gerente de contas de DuPont™Cyrel® Solutions.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Assaí Atacadista abre 280 vagas de emprego para 1ª loja em Barueri, SP

Oportunidades são para contratação imediata e todas as posições são efetivas, elegíveis às pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas…
Image

José Koch é um dos palestrantes do encontro LIDE SC

CEO do Grupo Koch debaterá com empresários catarinenses sobre governança corporativa, no evento que marca também o lançamento da Vertical…
Image

Seara Chicken Supreme recebe upgrade

Visto a crescente demanda pela proteína do frango, a empresa traz uma evolução dos clássicos empanados de frango, mas em…
Image

O crescimento da experiência fresca e natural

O consumidor está mais preocupado com sua saúde, por isso os supermercados notaram um aumento na busca de produtos saudáveis…